Anuncio

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Toyota confirma Retorno ao WRC


A noticia aparece de vez em quando, mas desta vez os rumores são realidade. Apesar de ainda não se saber em que modelo, o presidente da Toyota, Yoshitaki Kinoshita, afirmou esta semana na sede da TTE, em Colónia, que a marca está a desenvolver um motor 1.6 Turbo para 2014, com o objetivo de o colocar num modelo para correr no Mundial WRC, naquilo que pode ser um regresso à competição desde 1999.

“O nosso objetivo é o WRC, e esperamos que seja possível já em 2014. Precisamos de entrar no jogo, desenvolver motores e homologar um carro. O futuro é para já desconhecido mas temos de colocar um projeto nos ralis em marcha. Temos conversado com a FIA, mas para chegar ao WRC são precisos vários passos. Recordo que ao parar em 1999 a Toyota perdeu pessoas e 'know how' a esse nível. Portanto, temos de 'reconstruir' isso tudo.”, referiu.



Caso isso aconteça, a Toyota poderá ser a quinta marca a fazer parte do Mundial, ao lado da Ford, Citroen, Volkswagen - que entrará em 2013 - e eventualmente Mini. Contudo, o presidente não referiu que modelo é que iria ser usado, embora se fale muito do utilitário Yaris.

Contudo, no Japão, a marca honologou um modelo GT86 com um motor atmosférico de dois litros. Embora isso não pode ter nada a ver com o assunto, o que se sabe é que neste momento, a Toyota está em conversações com a FIA no sentido de esclarecer sobre os regulamentos, de modo a poderem escolher o modelo mais adequado para um eventual regresso, dentro de ano e meio.

Fontes: Continental Circus

WRC Nova Zelândia Final.


Como seria de esperar, os Citroen venceram , com o resultado já combinado desde o inicio do terceiro dia, quando se decidiu que Sebastien Löeb seria o vencedor do rally, deixando Mikko Hirvonen para o segundo colocado. A diferença entre os dois pilotos ficou cerca de 29,6 segundos,  o terceiro classificado, o Ford fiesta oficial de Petter Solberg, a um minuto e 36 segundos do piloto francês, que cada vez mais se aproxima de mais um título mundial.


O norueguês Petter Solberg foi o melhor dos Ford, como já foi dito anteriormente, que conseguiu superar o russo Evgueny Novikov.

A grande novidade deste terceiro dia foi a retirada do estónio Ott Tanak, na 20ª classificativa deste rali, quando este se despistou a alta velocidade e capotou fortemente. O carro foi muito danificado para poder continuar e o piloto perdeu uma boa oportunidade para mantera quinta colocação, que acabou nas mãos do belga Thierry Neuville. Dani Sordo, que venceu duas classificativas neste domingo, foi o sexto da geral, na frente do finlandês Jari-Matti Latvala, que teve mais um rally para esquecer, sendo que o mesmo terminou o Rally em sétimo.

A fechar os pontos apareceu o austriaco Manfred Stohl, que pilotando o carro da Brazil World Rally Team, no lugar de Daniel Oliveira, saiu da sua situação de retirada para terminar este rali num bom décimo posto e recolher um ponto para a classificação geral.


Os brasileiros Paulo Nobre e Edu Paula ficaram com a 17ª posição na classificação geral da etapa neozelandesa e finalizaram o rali satisfeiros com a sua performance. "Pela terceira vez na temporada terminamos um rali no WRC. Aqui na Nova Zelândia conseguimos fazer uma prova limpa, sem termos de usar o artifício do “super rally” e isso é muito bom, não só para a motivação, mas também para fazer quilometragem em competição. É dessa forma que vamos ganhando mais experiência! Entretando, o tão sonhado ponto está em um patamar que ainda não dá para alcançar. Hoje, só conseguiriamos pontuar se muitos caras bons tivessem problemas, pois andar entre os 20 é uma coisa, mas entre os 10 é outra completamente diferente!




Agora o Mundial de ralis regressa à europa para no final do mês de julho, correr nas velozes classificativas da Finlândia.

Fontes: Continental Circus

sexta-feira, 22 de junho de 2012

WRC 2012 - Rally da Nova Zelândia (Dia 1)



Depois de terem andando no mês passado nas classificativas cheias de pedras da Grécia, o Mundial de Rallys está agora no outro lado do mundo, mais concretamente na Nova Zelândia, onde nesta madrugada  se realizou a primeira etapa. As incidências foram mais ou nemos as mesmas dos ralis anteriores: Sebastian Löeb lidera, Jari-Matti Latvala foi à valeta, Mikko Hirvonen e Peter Solberg ficam nas posiços seguintes.




Mas vamos por partes: o rally começou com Hirvonen fazendo uma especial melhor do que Löeb, chegando a abrir uma vantagem de onze segundos sobre o piloto francês, que o obrigou a efetuar manobras de recuperação do tempo perdido. Jari-Matti Latvala, o melhor dos Ford, era o terceiro, na frente do belga Thierry Neuville, enquanto que Petter Solberg tinha sido vítima de uma má escolha de pneus e caira para sexto, a 54 segundos de Hirvonen, tendo entre ele o estónio Ott Tanak e o russo Evgueny Novikov. No oitavo e nono lugares rolavam os Mini de Dani Sordo e Armindo Araujo.


Com o aproximar do meio dia, Löeb começava a recuperar segundos perante Hirvonen, e no final da quarta classificativa, a diferença foi de 3,9 segundos, com Latvala no terceiro posto, a 16 segundos. Contudo, na parte da tarde, houve alterações dramáticas. Na sétima especial do dia, Latvala despistou-se e bateu numa cerca, perdendo cerca de quatro minutos para recolocar o seu carro na estrada, caindo para o nono lugar da classificação, atrás do mini de Armindo Araujo. “Estou muito, muito desiludido. Não me consigo recordar de estar assim tão desapontado em muito tempo”, referiu Latvala no final do dia.

As esperanças da Ford estão agora em Petter Solberg, mas este tem vindo perdendo algum tempo devido a escolhas de pneus, estando agora com mais de um minuto de atraso e no quarto lugar da geral, sete segundos mais abaixo do Citroen de Evgueny Novikov.


Na frente, Sebastian Löeb é agora o novo lider, com uma vantagem de quatro segundos sobre Mikko Hirvonen, fazendo com que este rally, mais uma vez, fique nas mãos da Citroen. “Os pneus macios eram definitivamente a melhor escolha para esta manhã e a minha opção por ser o segundo na estrada pareceu resultar bem dadas as condições da estrada. Mas ainda há muito caminho pela frente”, referiu o piloto francês, lembrando que este rali está longe de ser fácil.

Evgueni Novikov é o terceiro, na frente de Petter Solberg, espreitado pelo estónio Ott Tanak, o quinto classificado, pois a diferença entre o terceiro e o quinto é de apenas 17 segundos. Thierry Neuville é sexto, seguido dos Mini de Dani Sordo - que pagou caro por uma escolha errada de pneus - e Armindo Araujo.

A equipe Brasileira Paulo nobre e Edu Paula terminaram o primeiro dia do Rally em 20° colocado na classificação geral com mais de 18 minutos atras do lider. Palmeirinha ressalta o deslocamento e especiais.
 "Bom sobrevivemos ao 1o dia aqui, mas que  dia longo!!!! 430km de deslocamentos com 210km de SS! De cara largamos do apoio as 6:20, deslocamos 180km, fizemos direto 4 SS (11km + 29km + 31km + 32km) e tivemos 15min de apoio remoto e repetimos tudo de novo!!! Rally complicado. To morto!!!"

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ken Block pretende ficar entre os Top 10 no WRC New Zeland


Ken Block piloto da equipe Monster World Rally Team, diz que seu principal objetivo neste fim de semana no Brother Rally Nova Zelandia é curtir as estradas originais que caracterizam o Rally e para terminar a sétima rodada do Campeonato de Ralis 2012 Campeonato do Mundo com um resultado top ten.

Voltando ao WRC pela primeira vez desde o WRC do México, o Block  estara largando em nono na estrada de amanha e tambem nos estagios de repetição de etapas que cobrem um enorme trecho de 209 quilômetros de distância competitiva.

"Eu absolutamente amo estar aqui", disse Block, que optou por pilotar  o seu Ford Fiesta RS WRC com pneus de composto duro da Michelin para a parte de abertura.

"As estradas na Nova Zelândia são surpreendentes. Eu não pilotei de volta  desde o México e nao  tive nenhum teste antes deste evento. Na primeira corrida no Shakedown eu estava muito nervoso e realmente sem ritmo porque eu lutava para encontrar qualquer pegada. Meu objetivo principal neste fim de semana é curtir as estradas e espero terminar entre os dez primeiros. "

Block acrescentou: "Eu realmente gosto de estágios do sábado que são melhores. Eu realmente estou levando alguns levantamentos das estradas do Rally Whangerai que eu fiz em 2007 -. Elas são um pouco mais inclinadas com muitas curvas em sequencia".


Jari-Matti Latvala Continua na Ford...

De acordo com o jornal finlandês Helsingin Sanomat, Jari-Matti Latvala renovou com a Ford, ao invés de rumar à Volkswagen, como chegou a ser aventado nas últimas semanas. Segundo a publicação, estendeu o seu contrato por mais dois anos, com opção para uma terceira temporada. Assim sendo, a Volkswagen deverá anunciar Andreas Mikkelsen ao lado de Sébastien Ogier.

Jari-Matti Latvala renovou com a Ford

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Vitoria para dupla Fábio Dall Agnol e Gabriel Morales Copa Peugeot de Rally


Não teve para ninguém. Mais de 20 carros largaram para a disputa da segunda etapa da Copa Peugeot de Rali de Velocidade, na cidade de Poços de Caldas, MG, neste final de semana. E ninguém conseguiu superar o desempenho da dupla Fábio Dall Agnol e Gabriel Morales, da equipe RT One (Madeiras Dall Agnol). Eles venceram os dois dias de prova, cravaram o melhor tempo geral entre as três categorias em disputa e além disso, assumiram a liderança do campeonato na principal categoria, a 207 Super.

Fábio e Gabriel chegaram aos 44 pontos na liderança da categoria, oito a mais que os vice-líderes, Luccas Arnone/Felipe Costa. No final de semana em Poços de Caldas, a dupla, com o piloto gaúcho, venceu a prova no sábado, com o tempo de 45min11 e também neste domingo, desta vez fazendo o melhor tempo em 43min43. Se no primeiro dia a prova transcorreu sem problemas, neste domingo Fábio salientou que a corrida teve algumas dificuldades extras.

“O rali estava mais complicado neste domingo. Tivemos uma escapada, num trecho a marcha não entrou e ainda um pneu furado. Porém superamos tudo isso para chegar no final com mais uma vitória”, explica Fábio. E ele comemora muito este resultado em Poços de Caldas. “Este rali definitivamente não é nosso tipo preferido. É muito travado, o tipo de piso em fazenda também dificulta. Mas nos saímos muito bem, vencendo e conseguindo chegar a liderança que era nosso principal objetivo”, enfatiza o piloto.
Agora Fábio já começa a projetar o restante da temporada, que terá ainda três etapas. “Nossa meta era chegar a liderança da categoria. Em Poços de Caldas conseguimos isso, e o principal de tudo foi poder abrir boa vantagem para nossos concorrentes”, acrescenta Fábio.
A terceira etapa da Copa será disputada na cidade de São José dos Campos, SP, no início do mês de agosto. Depois a Copa terá ainda outras duas etapas, em Ponta Grossa, PR (outubro) e Blumenau, SC (novembro).

O RALI DE POÇOS DE CALDAS
Categoria 207 Super
Dia 1
1 – Fábio Dall Agnol/Gabriel Morales – 45min11
2 – Lucas Arnone/Felipe Costa – 46min59
3 – Eduardo Barros/Damon Alencar – 49min25 (...)
Dia 2
1 – Fábio Dall Agnol/Gabriel Morales – 43min43
2 – Lucas Arnone/Felipe Costa – 44min34
3 – Eduardo Barros/Damon Alencar – 45min40 (...)

CLASSIFICAÇÃO DA COPA PEUGEOT – APÓS DUAS ETAPAS
Categoria 207 Super
1 – Fábio Dall Agnol/Gabriel Morales – 44p
2 – Lucas Arnone/Felipe Costa – 36p
3 – Rafael Tulio/Gilvan Jablonski – 20p
      Eduardo Barros/Damon Alencar – 20p (...)

Abertas inscrições para segunda etapa do Gaúcho de Rally




Prova acontecerá no início de julho na cidade de Passo Fundo e agregará ainda etapa do Brasileiro

O Departamento de Rali de Velocidade da Federação Gaúcha de Automobilismo juntamente com a organização do Rally Nacional de Passo Fundo, liberou nesta semana o regulamento da terceira etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade. A prova acontecerá entre os dias 6 e 8 de julho, na cidade de Passo Fundo. Junto a prova do estadual, também será disputada a terceira etapa do Campeonato Brasileiro.
Competidores de vários estados brasileiros deverão formar o grid de largada da prova. As inscrições para os competidores já estão abertas e podem ser feitas via site oficial do evento, www.rallyepassofundo.com.br ou pelo site do Campeonato Gaúcho, www.rallyvelocidaders.com.br.
A prova terá seu parque de apoio, onde as equipes montam seu boxes e onde fica a estrutura de organização, junto ao Parque da Efrica. A programação do rali começa na sexta-feira, 6, com as vistorias técnica e administrativa, reconhecimento das especiais (trechos cronometrados por a corrida passa), shakedown (treino final para ajuste dos carros).
Já no sábado, dia 7, acontecerá o primeiro dia da corrida com largada da primeira especial às 12h. O segundo dia de prova acontece no domingo, dia 8, pela parte da manhã, com a primeira especial largando às 7h30.
Nos próximos dias será liberada a programação completa e as distâncias do rali. Mais informações podem ser obtidas junto aos sites oficiais ligados ao evento e ao Campeonato Gaúcho.