Anuncio

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Toyota confirma Retorno ao WRC


A noticia aparece de vez em quando, mas desta vez os rumores são realidade. Apesar de ainda não se saber em que modelo, o presidente da Toyota, Yoshitaki Kinoshita, afirmou esta semana na sede da TTE, em Colónia, que a marca está a desenvolver um motor 1.6 Turbo para 2014, com o objetivo de o colocar num modelo para correr no Mundial WRC, naquilo que pode ser um regresso à competição desde 1999.

“O nosso objetivo é o WRC, e esperamos que seja possível já em 2014. Precisamos de entrar no jogo, desenvolver motores e homologar um carro. O futuro é para já desconhecido mas temos de colocar um projeto nos ralis em marcha. Temos conversado com a FIA, mas para chegar ao WRC são precisos vários passos. Recordo que ao parar em 1999 a Toyota perdeu pessoas e 'know how' a esse nível. Portanto, temos de 'reconstruir' isso tudo.”, referiu.



Caso isso aconteça, a Toyota poderá ser a quinta marca a fazer parte do Mundial, ao lado da Ford, Citroen, Volkswagen - que entrará em 2013 - e eventualmente Mini. Contudo, o presidente não referiu que modelo é que iria ser usado, embora se fale muito do utilitário Yaris.

Contudo, no Japão, a marca honologou um modelo GT86 com um motor atmosférico de dois litros. Embora isso não pode ter nada a ver com o assunto, o que se sabe é que neste momento, a Toyota está em conversações com a FIA no sentido de esclarecer sobre os regulamentos, de modo a poderem escolher o modelo mais adequado para um eventual regresso, dentro de ano e meio.

Fontes: Continental Circus