Anuncio

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Ogier Vence e Meeke desaponta na Austrália



Sebastien Ogier venceu o Rali da Austrália tendo a Volkswagen dominado toda a concorrência com 21 vitórias em 22 especiais.

A Volkswagen foi a grande protagonista do rali da qual se destaca o esmagador domínio do seu piloto principal Sebastien Ogier, que ao vencer 19 super especiais incluindo o Power Stage, não deu quaisquer argumentos a toda a concorrencia obtendo uma categórica vitória que praticamente lhe atribui o seu primeiro título mundial.


Thierry Neuville foi o segundo classificado do ralli, depois de ganhar uma posição de Mikko Hirvonen já no final da prova quando o piloto da Citroen sofreu um furo de pneu que lhe custou preciosos segundos. “É incrível, não arrisquei nada porque os pontos da Power Stage não contam para a classificação dos Construtores. Eu estava andando no meio da estrada, sem atacar. É impossível dizer o que originou este furo, mas o pneu explodiu em plena reta. A má sorte continua a perseguir-me nesta temporada”, exclamou o finlandês no final da especial. Com este resultado, a que juntou o segundo lugar na Power Stage , Neuville adiou "in extremis" o titulo de Ogier por apenas 1 ponto.
Mikko Hirvonen terminou no 3º lugar final depois de uma prova em bom ritmo que lhe valeu a vitória numa classificativa, a única que não foi ganha pela Volkswagen.

Num rali um pouco apagado, Jari-Matti Latvala terminou no 4º posto final. O piloto finlandês nunca se mostrou particularmente rápido apenas tendo vencido 1 especial cronometrada mas a sofrer 2 furos ao longo do rali que irremediavelmente o afastaram dos lugares cimeiros.
Mads Ostberg e Andreas Mikelsen terminaram nos 5º e 6º lugares seguidos por um muito discreto Evgeny Novikov que apenas deu nas vistas na Power Stage com o 3º melhor registo.

Kris Meeke que depois de ter vencido o estágio de qualificação teve novamente um capotamento em dois ralis, duas boas exibições, enquanto andou, já que amboas as provas terminaram em dois despistes. O da Austrália mais grave, já que resultou em capote de grande proporção, fato que deixou Yves Matton muito desapontado, já que pediu a Meeke que simplesmente chegasse ao fim do ralli. Numa altura em que a Citroën decide que pilotos poderá ter em 2014, não foi mesmo um acontecimento que possa ajudar Kris Meeke.


Na WRC 2 a vitória foi para o piloto do Qatar Abdulaziz Al-Kuwari que aproveitou da melhor forma a ausência de Robert Kubica para voltar ao comando do campeonato.


O Campeonato do Mundo de Ralis regressa de 3 a 6 de Outubro com o Rali da França, prova que marca o regresso de Sebastien Loeb ao WRC naquela que será a ultima participação do piloto no Mundial.