Anuncio

domingo, 21 de abril de 2013

Primeira etapa do Global Rally Cross acontece com muita poeira e boas disputas em Foz do Iguaçu

Scott Speed conquista a medelha de Ouro no Rally cross em Foz do Iguaçu


O domingo em Foz do Iguaçu foi dia de corrida e também de surpresas com a disputa do Global RallyCross. O estreante Scott Speed desbancou os favoritos Tanner Foust, Brian Deegan e Travis Pastrana para ficar com a medalha de ouro.
Com a expansão global dos X Games, o GRC também ganhou novas etapas ao redor do mundo e a primeira parada do circuito foi nos X Games Foz do Iguaçu. Entre os pilotos, grandes nomes da história dos X Games e a estreia de três brasileiros na modalidade. Nomes como Travis Pastrana, Brian Deegan, Ken Block e Tanner Foust ganharam a companhia de Eduardo Marques, Maurício Neves e Nelson Piquet Jr.
Mesmo com muita poeira na pista por consequencia da pista ter mais de noventa por cento de terra vermelha e solta, o que dificultou muito na visualização dos pilotos e do publico, mesmo assim podemos disfrutar de um grande show de imagens e bons pegas.
E a bateria que mais chamava a atenção no primeiro round era justamente a de Nelson Piquet. Jr. Ao seu lado no grid, Brian Deegan e Travis Pastrana, dois dos favoritos ao ouro. Piquet saiu muito a frente, porém queimou a largada e teve que pagar uma penalidade parando nos boxes. Com isso, Brian Deegan foi para a ponta e dominou a bateria até o final. Pastrana também se aproveitou da punição a Piquet e se classificou em segundo.  Momentos antes, Toomas Heikkinen e Ken Block haviam garantido vaga na final finalizando à frente na primeira bateria do dia.
Maurício Neves também teve um dos favoritos ao ouro em seu caminho, largando ao lado do atual bicampeão do Rallycross, Tanner Foust. O brasileiro não largou bem e acabou ficando para trás na disputa. Tanner Foust dominou completamente a bateria e avançou em primeiro, seguido por Seteve Arpin. Na quarta bateria do round 1, o terceiro brasileiro na prova entrou em ação.  Eduardo Marques também teve dificuldades e não conseguiu acompanhar o ritmo dos líders. Em uma das melhores disputas do dia, Scott Speed e Anton Marklund cruzaram nas duas primeiras posições.
Antes da bateria de repescagem a organização da prova decidiu molhar a pista para tentar diminuir a poeira levantada pelos carros. Buddy Rice largou na frente e liderou a bateria até o final. Nelson Piquet Jr. fez uma boa corrida, andando bem perto de Patrik Sandell durante as quatro voltas, mas não conseguiu ultrapassá-lo. Rice e Sandell avançaram para a final.


Com 10 carros alinhados no grid, um toque entre os pilotos na primeira curva era praticamente inevitável. Tanner Foust, Brian Deegan e Travis Pastrana se deram mal na confusão após a largada. Toomas Heikkinen largou mais atrás, porém conseguiu passar ileso e assumiu a liderança, seguido por Scot Speed. Na 4ª volta, a corrida teve que ser interrompida pois os carros estavam soltando partes na pista.
Após alguns minutos de espera para as equipes tentarem reparar os carros nos boxes, apenas 6 dos 10 carros voltaram a alinhar no grid. Pastrana, Foust e Ken Block não conseguiram voltar para a corrida. Brian Deegan voltou e poderia assumir o papel de único favorito, mas foi ultrapassado após abrir muito na primeira curva após a relargada. Heikkinen e Speed ditaram o ritmo da prova na liderança. Speed utilizou a estratégia e deixou parar utilizar o "joker", o atalho na pista que cada piloto tem direito de usar uma vez por prova, na última volta e ultrapassou o finlandês Heikkinen na última curva para conquistar o ouro. O bronze ficou com Patrik Sandell.

ESPN