Anuncio

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Catarinense garante a vitória no Campeonato Gaúcho de Rally



O ano terminou de forma espetacular para o piloto catarinense Julio Romi, da equipe Pro Romi Racing Racing (Bio Nuclear – Serviço de Medicina Nuclear/Automecânica Francesa/Abadia Competições/Carrocerias Tonial). Ao lado do navegador Eduardo Tonial ele conquistou o título de campeão do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade, um dos torneios mais difíceis do Brasil, e justamente na categoria mais forte, a Classe 3 (carros de tração 4x4 e motor de até 2,0 litros com turbo).
A bordo do Mitsubishi Lancer Julio e Eduardo garantiram mais um pódio na temporada, fechando o ano na liderança da categoria. Foi um final de ano de muitas conquistas e evolução para a equipe Pro Romi Racing. Atrás na classificação, eles começaram a dar a volta por cima na quinta etapa do Gaúcho quando venceram a corrida de Estação, no norte do estado.
O resultado no rali de Santa Maria, disputado no sábado, 1º de dezembro, ratificou o bom final de temporada e garantiu o título inédito para a dupla, o que emocionou piloto, navegador e equipe. “Estamos muito felizes. Viemos para cá com o objetivo único de garantir este título. Ele é fruto do empenho de toda a equipe. Só temos a agradecer aos mecânicos, a família, ao meu navegador. Pessoas que estão sempre nos ajudando. É o resultado de um ano muito bom para nós”, destaca o piloto Julio Romi.
O terceiro lugar em Santa Maria foi o quinto pódio seguido no ano. “Esta conquista me emociona muito. Tenho que agradecer ao Julio pela oportunidade de poder ser seu navegador. Este título coroa um bom trabalho que fizemos ao longo do ano. Esta temporada servia para nós ganhar experiência nesta nova categoria, a mais forte do certame. E ser campeão já no primeiro ano é algo brilhante, recompensador”, acrescenta o navegador Eduardo Tonial.


Julio Romi é catarinense, reside em Florianópolis, mas teve o Campeonato Gaúcho como principal objetivo na temporada 2012. E diferente do que foi 2011, desta vez o título veio, e logo na categoria mais forte do torneio. “Naquele ano perdemos o campeonato por um ponto e o que dói é que o regulamento não nos ajudou. Mas este ano conseguimos uma boa performance que nos levou a conquista nesta nova categoria.
Em 2011 Julio e Eduardo disputaram a categoria Super A (carros de tração 4x2).

Rali difícil em santa Maria
O Rali da Quarta Colônia, em Santa Maria foi um desafio diferente para os competidores. A sexta-feira começou com muita poeira e calor para quem foi a pista para o shakedown, treino final de ajuste dos carros. Porém, no amanhecer de sábado, muita chuva. O clima amenizou o forte calor na região em que a prova foi disputada, na bela paisagem do Vale Vêneto nos municípios vizinhos de São João do Polesine, Restinga Seca e Silveira Martins. Os competidores encontraram então trechos bastante lisos com a chuva predominando no início da corrida. Depois o tempo voltou a firmar mudando novamente as condições de pista.
A corrida também teve trecho passando por dentro da cidade de São João do Polesine. “Temos que agradecer o empenho da nossa equipe que nos entregou um carro em boas condições de disputar uma corrida que foi difícil, com serras, chuva, piso escorregadio. O importante é que no final deu tudo certo”, apontou Eduardo Tonial.

Agradecimento especial
A conquista de um título é um momento muito especial na vida de qualquer competidor. Não poderia ser diferente para o piloto Julio Romi. Emocionado, ele fez questão de fazer um agradecimento especial ao preparador de carros de rali, Francisco Abadia. “Devo muito desta conquista ao Francisco. Pelo conselho amigo, pelo carro que sempre me entrega”, disse Romi.
Acostumado a fazer campeões no esporte, Francisco também se mostrou feliz e emocionado pela conquista do amigo Julio. “Estou muito feliz por ele, pelo trabalho que ele vem apresentando, pela pessoa que é. Julio é um batalhador, merece muito este título”, acrescentou Francisco.

RESULTADO FINAL DO RALI DE SANTA MARIA
Classe 3 – carros de tração 4x4
1 – José Barros Neto/Marco Marini – Peugeot 207 XRC – 43min25
2 – Alexandre Figueiredo/Andrey Karpinski – Peugeot 207 XRC – 44min50
3 – Julio Romi/Eduardo Tonial – Mitsubishi Lancer – 46min19 – campeão gaúcho de 2012
Classe 9 – carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros
1 – Vinicius Gobetti/Aureo Trevisan – Peugeot 206 – 49min48
2 – Fernando Mello/Alessander Soares – GM Celta – 53min28
3 – Wanderlei Carminatti/Robson Giacomel – GM Celta – 54min49 – campeão gaucho 2012
Super A – carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros aspirado
1 – Lucas Araujo/Saulo Pagnoncelli – Peugeot 206 – 47min19
2 – Volnei Hollas/Cicero Bridi – Peugeot 206 – 50min03 – campeão gaucho 2012
3 – Laurindo Solimann/Fernando Solimann – Peugeot 206 – 50min35
R1 – carros de tração 4x2 e motor de até 2,0 litros
1 – Leandro Bertuol/Diego Santolin – GM Vectra – 46min47 – campeão gaúcho 2012
2 – Lauro Rossler/Jeferson Pinheiro – VW Gol – 49min36
3 – Gleisson Assis/Edgar Marsarotto Jr – Seat Ibiza – 50min28