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quarta-feira, 2 de maio de 2012

DMACK pneus com Grande evolução no WRC


DMACK pneus marcou seu melhor resultado no Campeonato Mundial de Rally FIA desenvolvido pela Nokia, quando Martin Prokop foi quarto na geral na etapa de cascalho.



O Desempenho Prokop na equipe DMACK também ajudou a marcar sua mmelhor pontuação no WRC que fas até agora a melhor etapa desde Wales Rally GB em novembro de 2011, quando Ott Tanak alchegou sexto lugar. Prokop, como Tanak estava dirigindo um Ford Fiesta RS WRC.

DMACK nomeado seu pneu de cascalho em um composto macio, que se mostrou ideal para as condições de frio e úmido com experiência na Villa Carlos Paz, o mais longo no campeonato do Mundo deste ano a 503 km competitivos.

"Isso foi muito mais do que esperávamos", disse Prokop, que foi escolhido para dirigir o DMACK apoiado Autotek Fiesta no lugar do piloto finlandês Jari Ketomaa. "Meu objetivo principal para o fim de semana foi a chegar ao fim e ajudar DMACK desenvolver os pneus. Nós empurramos quando era confortável e estou muito feliz em conseguir um quarto para DMACK e eu. "

O diretor da DMACK automobilismo Dick Cormack  acrescentou: "Este resultado realmente destaca o potencial do nosso pneu de cascalho e Martin fez um trabalho excepcional. Fizemos uma aposta pequena nomeando o nosso composto macio, mas tem sido a escolha perfeita para as condições ea durabilidade sobre este evento extra-longa foi realmente impressionante. No entanto, o pneu também tem um bom desempenho, permitindo Martin para postar alguns tempos rápidos. "

Na América do Sul também temos um representante DMACK,  O piloto boliviano Eduardo “Happy” Peredo calçará seu Mitsubishi Lancer Evo IX com os pneus chineses  no Campeonato Sul-Americano de Rally o CODASUR que terá como sede a segunda etapa Erechim-RS nos dias 16 a 20 de maio.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Gigi Galli pode retornar ao WRC

Gigi pode retornar com um Ford Fiesta WRC!

Depois de quase três anos parado, Gigi Galli  pode finalmente fazer um grande retorno ao mundo dos rallys. Há rumores, de fato, que o Sport Car G de George Molinaro está fazendo todo o possível para trazer a Itália em um Ford Focus RS WRC a ser dada ao piloto mais rápido de Livigno. No momento há ainda nenhuma confirmação oficial. Na verdade, originalmente havia uma conversa de uma possível estréia no Rally da Itália caso, a Sardenha, no entanto, descartou uma visão a priori do tempo limitado. Em qualquer caso, parece que o projeto está indo para frente, querendo levar a sério todas as partes envolvidas. Mesmo Malcolm Wilson , de fato, ficaria encantado de ser capaz de fornecer um veículo para Galli , lembrando as coisas boas que piloto italiano foi capaz de fazer em 2008 com o Ford Focus WRC de execução por Stobart , primeiro a obter a fratura do fêmur com um acidente na Alemanha.

Citroen faz dobradinha na Argentina e vários abandonos nas ultimas especiais


E como seria de esperar, Sebastien Loeb vence o Rally da Argentina, a sua segunda vitória do ano e a 70ª da sua já longa carreira, fazendo com que esteja cada vez mais lançado para o seu nono titulo consecutivo. Num rally onde a resistência era mais importante do que velocidade, os Citroen venceram em toda a linha, pois o finlandês Mikko Hirvonen foi o segundo classificado, não muito longe de Löeb, mas poderia ter superado o líder da prova, sendo impedido por ter que cumprir ordens da equipe. Mads Ostberg, que venceu o Rally de Portugal após a desclassificação de Hirvonen, foi o terceiro classificado, depois de Dani Sordo ter desistido praticamente na penultima classificativa do rali.

"Mais esta vitória na Argentina é realmente importante, sobretudo depois do que aconteceu em Portugal. foi um grande Rally, especialmente com o Mikko  a acabar na seguhnda posição", afirmou Loeb aos microfones da World Rally Radio.

Dani Sordo, no seu "one off" com a Ford, substituindo o lesionado Jari-Matti Latvala, parecia estar dirigindo o seu carro a confortavelmente, quando o seu alternador decidiu avariar-se na pior altura possivel, a última especial.

E Sordo não foi só o unico desistente deste dia: Anders Mikkelsen, no segundo Skoda da Volkswagen, desisitiu na 15ª especial devido a um braço de suspensão arrancado, enquanto que Armindo Araujo estava com o nono lugar mais ou menos assegurado quando na 17ª especial, a sua coluna de direção quebrou e deixou-o apeado, impedindo-o de alcançar o seu objetivo neste rali, que era o de acabar no "top ten".





"A meio da antepenúltima especial, e com a nona posição da geral mais que segura, o braço da direcção partiu-se e só nos restou encostar. Depois de todo o esforço que efectuamos durante quase 500 quilómetros é frustrante não conseguir terminar a prova” afirmou o piloto de Santo Tirso.

Os Brasileiros Daniel Oliveira e Paulo Nobre tambem tiveram que abandonar nas ultimas especiais, Paulo nobre ficou na especial parado tendo que esperar o apoio durante horas em virtude do grande transito, Uma familia argentina foi quem "acolheu" os brasileiros na beira da pista com comida e até mesmo uma fogueira.

Interessante saber que do quinto lugar para baixo - exceto o sétimo lugar de Sebastien Ogier - chegaram ao fim pilotos que voltaram para a estrada no método "Rally2", o ex-SuperRally. Thierry Neuville foi o quinto, segundo por Petter Solberg, naquele que acabou por ser o melhor piloto da Ford. O russo Evgueny Novikov foi o oitavo, e a fechar o "top ten" ficaram o qatari Nasser Al-Attiyah e o estónio Ott Tanak.

Depois da Argentina, máquinas e pilotos voltam a se juntar na Europa, mais concretamente em terras gregas, no Rali da Acrópole, que decorrerá daqui a um mês, entre 25 e 27 de maio.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Emoção de ser Rallyzeiro...



"Esquerda 5 com 100; esquerda 5 corta no alto com 50; direita 2 + + corta que abre 5 com 50; esquerda 1 no cruzamento; direita 4 corta com 100; esquerda 5 junto alto 4 com 30; esquerda 3 com 50; esquerda 4 corta com 100; direita 5 no mato [...]"

Quem não sabe do que estou falando =pode achar isso uma maluquice. E realmente é. Dirigir um carro, acima dos 100 Km/h em uma estrada de chão, com uma pessoa ao teu "cantando" todas as curvas e suas peculiaridades não é pra pessoas normais. Tanto piloto, navegador, e claro, a plateia.

Imagine só: acordar de madrugada, passar frio, ficar pelo menos duas horas sem fazer absolutamente nada. Se não levar cadeira ou banquinho, ficar em pé. E quando começa, o carro passa por você em questão de segundos. O próximo só vai passar em alguns minutos, enquanto isso, se tiver sol, você pode apreciar uma boa poeira. Ou se molhar, se embarrar com o barro jogado pelo carro e passar mais um pouco de frio.



Às vezes, me pergunto se vale a pena tudo isso. Ao final do domingo, só penso em um banho e em dormir. É quando me lembro da experiência que já tive. De passar tudo isso. Chegar em casa, louco pra contar pra todo mundo o que passei e do cansaço que estou sentindo (mais provavelmente não estaria sentindo nada. Pernas e pés costumam ficar amortecidos). Lembrar que você viu, a poucos metros de distância, um carro passar a cerca de 130, 140 km/h e saltar 35 metros. Bem ali. Na tua frente.

Não sei bem o que acontece. Acho que paro de respirar enquanto o carro está na minha frente. No alto, voando. Ah, o coração também deve parar, mas logo depois acelera como nunca. Adrenalina, muita!

"O público de Erechim é apaixonado pelo rally, vamos pra lá fazer o nosso melhor e dar o show que o público merece." Afirmativa de Felipe Araujo Costa, navegador junto com o piloto Luccas Garcia Arnone Jorge, que este ano vão estrear juntos em Erechim. Mas falando em público, lá o pessoal é apaixonado mesmo por rally. Durante os dias em que acontece as especiais, o público total chega a marca de 40 mil pessoas.

Paixão, estilo de vida, loucura, adrenalina. É acordar às seis horas da manhã, para ver o primeiro carro passar na tua frente, à 140 km/h, saltando 35 metros de distância. Isso, é rally.

Texto produzido por Vinicius Farfus.

WRC 2012 - Rally da Argentina (Dia 1)


O primeiro dia do Rali da Argentina foi marcado pelas extensas classificativas, onde apesar de terem sido apenas seis que os pilotos percorreram, nenuma delas tinha menos do que... 19 quilómetros, sendo a maior de todas a de Aguia de Oro, com quase 52 quilómetros de extensão e do qual fizeram duas passagens. E apesar de toda esta extensão e dureza, no final do primeiro dia, a diferença entre o primeiro e segundo classificados é de... 0,1 segundos, com Sebastien Löeb a levar a melhor sobre Mikko Hirvonen.


Mas o dia começou com Peter Solberg a ser melhor do que Sebastian Löeb na primeira classificativa, mas depois o francês fez dois piões na Aguia de Oro, perdendo 26,5 segundos para o piloto norueguês, que assim consolidava o comando da corrida. Solberg parecia alargar a sua vantagem, até que na quarta classificativa, quebra o braço da suspensão, perdendo imenso tempo e por consequência, o comando do rali. Para piorar as coisas, isto aconteceu numa altura em que Löeb estava a recuperar tempo, vencendo as duas especiais da segunda secção e conseguindo passar Dani Sordo primeiro e, depois, trocar com Hirvonen, que tinha herdado o comando de Solberg.

Pior do que Solberg ficaram o estónio Ott Tanak e o russo Evgueny Novikov, ambos a danificarem a roda traseira direita e a perderem muito tempo. Tanak teve de trocar a suspensão traseira do seu carro para poder prosseguir, embora muito abaixo da classificação geral. Contudo, os danos no carro do piloto russo, segundo em Portugal, foram demasiado grandes e não prosseguirá no rali. Outra das casualidades do dia foi Thierry Neuville, que capotou na quinta especial, quando seguia na quarta posição.


Contudo, os dois pilotos da Citroen estavam muito juntos, e no final do dia, a diferença era a mais mínima possivel: 0,1 segundos, com o francês a levar a melhor."O início da especial não foi muito bom, mas o final foi bom, pelo que vamos ver o que vai acontecer", referiu Hirvonen no final, ao passo que Löeb confessou ter tido algumas dificuldades de visibilidade, que condicionaram o seu ritmo.

Atrás dos Citroen está o Ford de Dani Sordo, que substitui o lesionado Jari-Matti Latvala. O piloto espanhol anda calmamente na terceira posição, e não está muito longe deles, pois encontra-se a 13,1 segundos, e provavelmente terá uma palavra a dizer nos dois dias seguintes. Mads Ostberg, o norueguês vencedor do Rali de Portugal, é o quarto, a quase um minuto dos da frente. O qatari Nasser Al Attyah é quinto, apesar de estar limitado fisicamente devido a dores no pescoço, a mais de cinco minutos do primeiro. Martin Prokop é o sexto, não muito longe de Al Attyah, e com os Skoda de Sebastien Ogier e Anders Mikkelsen logo atrás.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Primeiro dia com liderança da Ford na Argentina

Primeira especial do WRC Argentina, podemos acompanhar a especial curta mas que pode nos fornecer uma ideia da dificuldade desta etapa que vale pelo Mundial de Rally.
A Ford que acertou na escolha dos pneus começa liderando com o Norueguês Petter Solberg, seguido pelo estrante na equipe Ford Dani Sordo que não descarta a possibilidade de futuramente estar defendendo as cores da Ford no próximo ano.
O melhor Brasileiro  foi Paulo Nobre que terminou em 17° a 29.3 segundos do líder, Daniel Oliveira não conseguiu completar a prova e volta amanha por meio do Super Rally
Abaixo os tempos da especial noturna. Amanha as especiais começam cedo com Loeb largando na ponta as 07h28min  Horario Local.


1 Petter SOLBERG FORD Fiesta RS 4:54.9 +0.0
2 Daniel SORDO FORD Fiesta RS 4:58.5 +3.6
3 Mads ØSTBERG FORD Fiesta RS 4:59.7 +4.8
4 Ott TÄNAK FORD Fiesta RS 5:00.1 +5.2
5 Evgeny NOVIKOV FORD Fiesta RS 5:00.1 +5.2
6 Thierry NEUVILLE CITROEN DS3 WRC 5:00.5 +5.6
7 Sébastien OGIER SKODA Fabia S200 5:02.9 +8.0
8 Sébastien LOEB CITROËN DS 3 WRC 5:05.1 +10.2
9 Armindo ARAÚJO MINI John Coope 5:06.6 +11.7
10 Andreas MIKKELSEN SKODA Fabia S200 5:07.6 +12.7
11 Mikko HIRVONEN CITROËN DS 3 WRC 5:08.2 +13.3
12 Martin PROKOP FORD Fiesta RS 5:13.9 +19.0
13 Nasser AL-ATTIYAH CITROEN DS3 WRC 5:18.2 +23.3
17 Paulo NOBRE MINI John Coope 5:24.2 +29.3

Citroen inicia na ponta do WRC Argentina


Sébastien Loeb e Mikko Hirvonen definiram os dois melhores tempo na fase de qualificação de hoje, que decorreu na chuva. Os pilotos da Citroën WRT total optou por largar primeiro no primeiro dia do Rali da Argentina.

Assim como durante o reconhecimento, os concorrentes foram recebidos pelo frio, condições de chuva e lama para a fase de qualificação. Esta primeira fatia de ação no Rally Argentina 2012 veio antes dos pilotos, escolhendo suas posições de partida para a primeira etapa, que possui mais de 200 km de especiais cronometradas.

The Citroën DS3 WRCs lead the way!


Depois de correr realmente com difículdade, Sébastien Loeb definiu o melhor momento e decidiu tomar a primeira posição na estrada: "Eu senti que eu tinha sido um pouco" lento "na qualificação desde o início da temporada e eu nem sempre foi capaz de fazer a melhor escolha. Eu alcancei o meu objetivo aqui, embora, e eu espero que nós fizemos a decisão certa! Mais chuva é esperado amanhã, de modo que fará com que os estágios enlameados e "gordurosos". Em condições como estas, será melhor ir primeiro para obter a máxima aderência. O amanhã de manhã da primeira fase podera ser bastante complicada, porque não teremos uma boa visualização. E com muito nevoeiro, será particularmente difícil ".

Depois de definir pela segunda vez o mais rápido da fase de qualificação, Mikko Hirvonen vai afastar dois minutos após seu companheiro de equipe: "Eu tentei dar muito duro para definir o melhor tempo possível, mas Seb foi incrivelmente rápido esta manhã. É bom que a Citroën tem os dois primeiros lugares. Embora o rally tem mais de 500 km de estágios, acho que vamos ter que ir para fora plana do início ao fim. Não podemos dar ao luxo de perder tempo nenhum, nem um segundo! Eu gosto das novas seções muito, especialmente primeiros poucos quilômetros de SS9 que são extremamente rápida. Eu realmente não posso esperar para começar este rally "

Quinto na fase de qualificação, Thierry Neuville vai começar a partir da mesma posição no primeiro dia do rali: "Tenho o prazer de ser o primeiro piloto após os quatro controladores de obras, tudo correu muito bem esta manhã. Não foi fácil tomar as notas de ritmo durante o reconhecimento, porque havia muita neblina. Meu objetivo é fazê-lo até o final do rali sem ter que usar as regras Rally2. Será um duro pedir em tal manifestação de uma longa e difícil, mas eu acho que essa é uma boa oportunidade para acrescentar a minha experiência. "

Tendo definido os tempos rápidos nas duas corridas nos treinos livres, Nasser Al-Attiyah teve que se contentar com o 9 º melhor tempo depois de fazer um pequeno erro na corrida cronometrada: "Não é um grande problema em tal um longo rally. Acho que vou precisar para conduzir de forma inteligente neste rally. Eu não estou particularmente preocupado com a fase de 66 quilômetros que começa no terceiro dia. Neste tipo de corrida, você tem que dirigir com calma, aderindo ao ritmo que você mesmo define. Também é importante lembrar-se de cuidar do motor e caixa por esse tipo de teste ...