Anuncio

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Latvala consolidou liderança no fim do segundo dia

Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila  - Volkswagen Polo R WRC

Jari-Matti Latvala, no VW Polo R WRC, voltou a vencer na sexta e última especial do segundo dia do Rali da Alemanha, distanciando-se novamente de Thierry Neuville. O belga venceu quatro das seis especiais da etapa e chegou a estar a apenas dois segundos de Latvala mas teve problemas nas últimas duas especiais, ficando mais longe do rival. Neuville afirmou, contudo, que “nas duas últimas classificativas dei o máximo, mais era impossível”.

Já Latvala mostrou-se bastante satisfeito depois das duas últimas especiais do dia, referindo que “efetuámos algumas alterações e o carro está muito bom e adoro conduzi-lo”. O finlandês estava em segundo ao início do dia, sendo talvez o grande beneficiado com o abandono de Sébastien Ogier.

O francês estava no comando do rali quando na primeira classificativa do dia não evitou uma saída de estrada, abandonando a prova durante a especial seguinte. Ogier deve voltar ao tally amanha sobre as regras do sistema Rally 2, à partida, sem hipóteses de lutar pelo triunfo, mas, em princípio, apto para discutir a Power Stage no domingo.

Após dois dias de prova, os líderes estão separados por 7.3 segundos, com Dani Sordo, em seu Citröen, a manter-se em terceiro a longínquos 26 segundos do comando. O outro piloto da construtora francêza, Mikko Hirvonen, terminou o dia em quarto, já a distantes 21.3 segundos de Sordo. Mads Ostberg fecha os cinco primeiros, a 1m24,7s de Hirvonen e, portanto, muito longe do índice de performance demonstrado no último Rali da Finlândia.

Entre os dez primeiros, de realçar ainda a liderança do WRC2, que tem sido sempre de Robert Kubica (Citroën DS3 RRC), o oitavo da geral. Os pilotos que o perseguem na categoria encerram os 10 mais rápidos, com Elfyn Evans (Ford Fiesta R5) em nono e Sepp Wiegand (skoda Fabia S2000) no décimo posto.

O Rali da Alemanha tem pontos traiçoeiros e ainda está em aberto, prosseguindo amanhã. A prova alemã prolonga-se até domingo, num total de 16 especiais.



Classificação (após Dia 2)

CL.          Piloto/Navegador                           Carro                      Tempo/Dif.

1.            J. Latvala/M. Antilla                     VW Polo R WRC      1h38m04.1s

2.            T. Neuville/N.Gilsoul                    Ford Fiesta WRC     a 7.3s

3.            D. Sordo/C. del Barrio                 Citröen DS3 WRC    a 26.3s

4.            M. Hirvonen/J. Lehtinen              Citröen DS3 WRC    a 47.6s

5.            M. Östberg/J. Andersson             Ford Fiesta WRC      a 2m12.3s

6.            M. Prokop/M.Ernst                      Ford Fiesta WRC      a 4m17.6s

7.            N. Al-Attiyah/G.Bernacchini          Ford Fiesta WRC       a 4m52.1s

8.            R. Kubica/M.Baran (1º WRC2)      Citröen DS3 WRC      a 4m59.5s

Autosport.pt