Anuncio

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Ogier lidera no primeiro dia mesmo vencendo apenas uma especial.






Sébastien Ogier é o líder no final do primeiro dia do Rali de Portugal. O francês levou o Polo R WRC à vitória em apenas uma especial cronometrada. Dani Sordo no Citroen DS3 WRC venceu duas especiais, mas é segundo a apenas 4.4s. Jari-Matti Latvala é terceiro a 11.4s do seu colega de equipa.


O primeiro dia do Rally de portugal começou com a vitória de Sébastien Ogier na primeira especial do Rali de Portugal. O piloto da Volkswagen Motorsport percorreu os 20,32 km na Mú 1, ao ataque, deixando Mads Ostberg no Ford Fiesta RS WRC da Qatar M-Sport Rally Team a 4.0s. O terceiro tempo mais rápido ficou para Mikko Hirvonen da Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team a 8.4s do líder do campeonato.

Na especial seguinte Mads Ostberg atacou nos 18,32km de Ourique e foi mais rápido que toda a concorrência. O piloto do Ford Fiesta RS WRC deixou Dani Sordo no Citroen DS3 WRC da Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team a 3.5s com o segundo tempo. Sébastien Ogier foi terceiro no Polo R WRC a 7.9s de Ostberg, perdendo assim a liderança na geral para o norueguês. Mads Ostberg acabou mesmo por dar um toque na especial devido ao ritmo que estava a impor.

Dani Sordo viria a ser o mais rápido na terceira classificativa do dia. O piloto espanhol foi 0.6s mais rápido que Jari-Matti Latvala no Polo R WRC na segunda passagem por Mú. O terceiro tempo mais rápido ficou para Sébastien Ogier da Volkswagen Motorsport a 2.0s do mais rápido. Mads Ostberg no Ford Fiesta RS WRC que era líder à geral capotou e desistiu na especial acabando o Rali de Portugal por hoje, mas voltará amanhã em Rally 2. Ogier voltava novamente à líderança do Rali de Portugal.

Na especial seguinte Dani Sordo voltaria a ser o mais rápido. O piloto do Citroen DS3 WRC percorreu os 18,32km de Ourique, pela segunda vez, com um tempo de 10:36.1s. Thierry Neuville no Ford Fiesta RS WRC da Qatar World Rally Team registou o segundo tempo mais rápido a 1.7s de Dani, ficando o terceiro tempo para Jari-Matti Latvala no Polo R WRC a 1.8s de Sordo.O piloto polaco Robert kubica era segundo classificado no WRC2, atrás do finlandês Esapekka Lappi, mas foi forçado a abandonar por não ter mais pneus reserva no seu carro. Kubica deverá regressar à prova amanhã, com a penalização do Rally2. Depois de Bruno Magalhães, o ex-piloto de F1 é o segundo concorrente a desistir na ligação para Lisboa.

O ponto alto da passagem da caravana do WRC por Lisboa aconteceu quando o capo do MINI WRC de Michal Kosciuszco se abriu em plena Praça do Império, com o piloto polaco a cumprir o que faltava do seu percurso praticamente sem ver a estrada. Não foi por isso que deixou de obter o 24º tempo, perdendo naturalmente muitos segundos entre os WRC.

A vitória na super especial foi para Mikko Hirvonen (Citroen DS3 WRC), mas ao obter a segunda posição, a 0.9s do finlandês, e com Dani Sordo a ser apenas quarto, Ogier dilata a sua liderança, colocando-a em 4.4s. De qualquer forma, o francês reporta um problema com o seu carro, sem especificar qual. Ainda assim, o equlíbrio é grande, já que com dois dias de prova pela frente, quatro segundos é uma diferença muito curta, e o dia de amanhã promete ser interessante. Jari-Matti Latvala é terceiro, a 11.4s e tem Hirvonen 4.8s atrás de si. Thierry Neuville (Ford) é quinto, já a 30.7s do líder, enquanto Evgeny Novikov (Ford) é sexto já a 1m17s.



Resultado após o primeiro dia do Rally de Portugal:
1. Ogier S./Ingrassia J. - Volkswagen Polo R WRC 49:33.0
2. Sordo Dani/Del Barrio C. - Citroën DS3 WRC +4.4
3. Latvala J./Anttila Miikka - Volkswagen Polo R WRC +11.4
4. Hirvonen Mikko/Lehtinen Jarmo - Citroën DS3 WRC +16.2
5. Neuville T./Gilsoul Nicolas - Ford Fiesta RS WRC +30.7
6. Novikov Evgeny / Minor Ilka - Ford Fiesta RS WRC +1:17.0
7. Al-Attiyah N./Bernacchini G. - Ford Fiesta RS WRC +2:16.4
8. Prokop Martin/Ernst Michal - Ford Fiesta RS WRC +2:27.9
9. Kościuszko M./Szczepaniak M. - Mini John Cooper Works WRC +2:37.1
10. Kuipers Dennis/Buysmans Robin - Ford Fiesta RS WRC +2:48.7