Anuncio

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dobradinha da Citroen na Grécia... Citroen Domina o WRC

Havia muitas expectativas para o final do Rali da Acrópole, com os dois primeiros colocados separados por cerca de dez segundos, mas no final, o vencedor foi o mesmo, aproveitando o despiste do seu opositor. Sebastian Löeb voltou a vencer, pela quarta vez em seis ralis de 2012, aproveitando o abandono de Petter Solberg, enquanto que Mikko Hirvonen herdou o segundo lugar e consolidou essa posição no campeonato mundial. Jari-Matti Latvala fechou o pódio, no seu regresso aos ralis, após a ausência forçada no Rali da Argentina.

O último dia do rali grego prometia grandes pegas, de fato, mas a luta pela vitória no Rali da Grécia terminou logo na primeira especial de domingo, devido a um descuido de Petter Solberg, que perdeu a roda traseira esquerda do Ford fiesta RS WRC. E com isso, a duelo que todos esperavam... não aconteceu.

No final, Löeb levou o carro até ao fim, apesar de ter tido um furo na 20ª especial, fazendo-o perder algum tempo, mas não o suficiente para sofrer pressão  do segundo colocado. Mikko Hirvonen foi segundo classificado, contribuindo para mais uma dobradinha da Citroen, enquanto o regressado Latvala foi terceiro, e melhor representante dos Ford.

Mads Ostberg foi o quarto, conseguindo levar ao fim o seu Ford Adapta na frente do checo Martin Prokop e do belga Thierry Neuville. Sebastien Ogier, na sua temporada de transição no Skoda/Volkswagen, chegou de novo ao fim no sétimo lugar, na frente do árabe Yazid Al-Rahji, conseguindo assim os seus primeiros pontos no mundial WRC, e aproveitando os vários abandonos para alcançar o oitavo posto.

Ott Tanak, voltado em Rally 2, foi o nono e colectou dois pontos, na frente do qatari Abdoulaziz Al-Kuwari, num Mini Cooper JCW Works WRC, na frente de Armindo Araujo, que voltou à estrada em Rally2, terminando na 11º posição.

Após este Rali da Acrópole, cada vez mais se convence que o piloto francês tem mais este campeonato na mão, após terem chegado ao sexto rali da temporada, metade do campeonato. Dentro de um mês, na Nova Zelândia, ver-se-á se isso vai ser assim ou os Ford irão dar a réplica que há muito prometem, mas que não conseguem cumprir.


 Bruno De Pianto chefe da equipe WRC Equipe MINI Portugal  diz que sua equipe experimentaram mais drama em um único evento do que seria de esperar durante uma temporada inteira no Rali da Acrópole, que terminou na cidade grega de Loutraki, no domingo.


Após um início conturbado para o rali, quando Armindo Araújo caiu no pré-evento teste para a medida, uma substituição MINI John Cooper Works WRC teve de ser despachado a partir da base da equipe próximo a Milão, na Itália, a equipa sofreu mais angústia quando Araujo e colega de equipa Paulo Nobre ambos não conseguiram terminar o segundo dia do evento áspero cascalho devido a problemas de suspensão.