Anuncio

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Fafe Lameirinha se repetirá em 2013




O desafio era enorme mas a aposta foi totalmente ganha! A primeira edição do wrc Fafe Rally Sprint, realizada no ano passado, conquistou tudo e todos, incluindo equipes, pilotos e responsáveis da FIA, com uma resposta vibrante por parte de todos os adeptos da modalidade, com os espectadores a proporcionarem um show a parte, como se realmente estivessem em um estádio...

FAFE 2012Na verdade, a especial de Fafe/Lameirinha foi cenário de imagens de uma rara beleza, até porque os próprios pilotos, contagiados pelo espírito vivido ao longo daquelas horas, não só se aplicaram em termos desportivos como também contribuíram com momentos únicos de condução que levaram ao rubro as centenas de milhares de pessoas que estavam ao longo do percurso.

Perante tal sucesso, só havia uma única alternativa, como refere Pedro Almeida, diretor da prova: “Levar por diante uma segunda edição. Os adeptos da modalidade merecem-no em absoluto e, por isso, foi nossa preocupação dominante manter este verdadeiro ‘aperitivo’ para o rali, na certeza de que o sucesso irá ser igual ou maior. Felizmente que as nossas intenções tiveram um eco positivo na Câmara Municipal de Fafe, cujo apoio é essencial, e nos construtores, que uma vez mais disseram sim ao nosso repto. “

Deste modo, é já possível confirmar que as três equipes oficiais presentes no WRC 2013 – a Citroën Total Abu Dhabi WRT, a Qatar M-Sport WRT e a Volkswagen Motorsport – estarão em Fafe a 6 de abril, garantindo desde logo um nível máximo de espetacularidade para esta edição do wrc Fafe Rally Sprint 2013 com os seus Citroën DS3 WRC, Ford Fiesta WRC e VW Polo R WRC, com os respetivos pilotos a lutarem pela sucessão a Petter Solberg, vencedor da primeira edição do evento.

Para José Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, “perante o êxito da primeira edição que, com total mérito desta edilidade, voltou a colocar o nome de Fafe na rota do WRC, demonstrámos que as condições naturais que fizeram de Fafe a ‘Catedral dos Rallies’ se mantêm inalteradas. Fafe espera de novo por todos com a simpatia e o carinho de sempre!”

O wrc Fafe Rally Sprint 2013 será realizado no sábado anterior ao início do Vodafone Rally de Portugal – 6 de abril – no cenário privilegiado da especial de Fafe/Lameirinha, aproveitando os últimos seis quilómetros da classificativa originalmente disputada nos anos 90, o evento será realizado com base em duas especiais de qualificação e uma final, a que acederão os pilotos mais rápidos.

O paddock do wrc Fafe Rally Sprint voltará a estar situado no Parque da Cidade, junto ao Pavilhão Multiusos.


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ken Block apresenta sua temporada para 2013





O norte-americano Ken Block anunciou esta tarde a sua temporada competitiva para 2013, juntamente com o novo layout de sua equipe. No seu site, o piloto de 45 anos anunciou que vai fazer três etapas do WRC este ano em conjunto com participações no campeonato americano de ralis, no Global Rallycross Championship e nos X-Games, tudo isto no seu Ford Fiesta WRC da sua nova equipe, a Hoonigan Racing Division.

As suas participações no Mundial de Ralis serão as mesmas de 2012, ou seja, no México, Austrália (no lugar da Nova Zelândia) e na Finlândia. Na temporada passada, o americano conseguiu como melhor resultado dois nonos lugares, que lhe deram quatro pontos no Mundial.

E claro, muito provavelmente estará ocupado a fazer mais uma das suas "Ghynkhanas"...


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Terceiro dia do Rally Monte Carlo

Sebastien Loeb vence no SisteronSem atacar, Sébastien Loeb manteve-se na liderança do rali e segue para o último dia de prova com quase 2 minutos de vantagem sobre Sébastien Ogier. Evgeny Novikov sobe para terceiro mas Dani Sordo está muito perto do russo.
O dia começou com a realização da especial St Jean en Royans / La Cime du Mas, que foi ganha por Sébastien Loeb. Ogier fez o segundo melhor tempo, a 1 segundo e meio de Loeb. O terceiro melhor tempo foi feito por Mads Ostberg. O norueguês subiu ao 8º lugar e Bouffier desceu para 9º, depois de uma saída de estrada que o fez perder algum tempo.

Mads Ostberg venceu St Nazaire le Désert / La Motte Chalançon. No final da especial, o norueguês afirmou que a pista tinha muita lama, Novikov disse que estava muito escorregadio e Loeb disse que as condições estavam complicadas e que por isso não tinha atacado. Novikov fez o segundo melhor tempo e sibiu a 3º colocação, trocando de posição com Sordo.
A ultima especial do dia, Sisteron / Thoard, foi ganha por Sébastien Loeb e os homens da VW fizeram o segundo e terceiro melhor tempo. Latvala, o 2º melhor nesta especial, afirmou 'agora estou confiante', enquanto que Ogier disse que não tinha corrido riscos, especialmente nas partes com alguma neve. Com o 2º melhor tempo, o finlandês subiu para 5º lugar, trocando de posição com Hirvonen.

Amanhã, a batalha pelo 3º lugar vai continuar, Sordo está a cerca de 2 segundos de Novikov. Mikko Hirvonen está a 14 segundos de Latvala e poderá atacar, mas a pilotagem de Hirvonen, até agora, deixa muito a desejar.

Sepp Wiegand continua a liderar o WRC 2 e aumentou a vantagem sobre Kremer para quase 5 minutos.

Top 10 após SS13:
1. Loeb +
2. Ogier + 01:47.4
 3. Novikov + 03:19.9
4. Sordo + 03:21.6
5. Latvala + 04:04.9
6. Hirvonen + 04:19.1
7. Hänninen + 05:15.5
8. Ostberg + 06:18.2
9. Bouffier + 08:20.7
10. Prokop + 18:48.8

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

XRC tem novo piloto para 2013




Campeão Brasileiro de Rally de Velocidade, Vencedor do Rally dos Sertoes em 2010 e 2011 em duas categorias diferentes e Campeão na Copa Peugeot de Rally. Com esse curriculo o piloto gaucho de anos chega para acelerar o XRC Brasil.
"Participar do Campeonato Brasileiro de Rally no XRC Team sempre foi o meu desejo. Chegamos a um acordo para eu disputar o CBR em 2013 e 2014 representando o XRC. Estou muito feliz" disse Stedile.
O projeto desenvolvido em conjunto pelos paranaenses Mauricio Neves e Armando Miranda comemora um ano de vida em janeiro de 2013 anunciando novidades. A equipe deve aumentar em 2013 e disputar além do Campeonato Brasileiro de Rally etapas dos regionais em São Paulo e no rio Grande do Sul
"Desde que iniciamos o XRC a idéia era fortalecer o rally do Brasil como um todo. Acreditamos no potencial do rally brasileiro e por isso estamos apostando em ter nossa equipe disputando provas no nosso território" afirma Mauricio Neves, Diretor Técnico do XRC.
Para disputar o Campeonato Brasileiro de Rally, Luis Stédile vai contar com a experiência do navegador Gilson Rocha que acumula mais de 30 anos em competições nacionais e internacionais.
"Gilson é um grande navegador e vai somar ao XRC Team com experiência e espirito de equipe " garante Armando Miranda, Diretor de Novos Negócios do XRC.
Além de Stedile e Rocha o XRC Team já confirmou a dupla campeã brasileira em 2012 Mauricio Neves e KZ Morales, que partem em busca do bicampeonato para a equipe.
O Campeonato Brasileiro de Rally de 2013 vai ser disputado nas categorias em cinco provas:

16 e 17 de março - Canela-RS
18 e 19 de maio - Erechim-RS
15 e 16 de junho - Cascavel-PR
28 e 29 de setembro - Minas Gerais
09 e 10 de novembro - Atibaia-SP

Segundo dia do Rally Monte Carlo


Concluído o segundo dia do Rali Monte-Carlo, e  Loeb continua abrindo mais vantagem em relação aos seus oponentes, em especial o piloto oficial da VW Sebastien Ogier. Loeb ganhou a especial 8 e 10, e deixa assim o segundo classificado Sebastian Ogier a 1 minuto 35 segundos  de diferença e Daniel Sordo a  2 minutos e 38 segundos.


 Evgeny Novikov,  venceu a especial 6 e 7, andando todo o dia ao ataque subindo assim duas posições da geral ocupando agora o 4º lugar da geral com 2 minutos 53 segundos de atraso para Loeb.


 Mikko Hirvonen não teve um dia facil e acabou por perder o 3º Lugar da classificação ficando agora a 3 minutos e 22 segundos do seu colega de equipe Loeb.


 Já Jari-Matti Latvala voltou a não ter um dia facil, "SS10: Um dia melhor, com menos problemas, mas ainda não estou contente com os tempos de estágio, podemos fazer algumas alterações de configuração amanhã, eu tenho uma ideia e espero que ele funciona!"  palavras de Latvala após a ultima especial do dia.

Geral do segundo dia:


1°LOEB Citroen DS3 WRC 3:16:29.1
2°OGIER Volkswagen POLO R WRC +1:34.8
3°SORDO Citroen DS3 WRC 2:38.0
4°NOVIKOV Ford FIESTA RS WRC +2:53.2
5° HIRVONEN Citroen DS3 WRC +3:22.7
6°LATVALA Volkswagen POLO R WRC +3:43.2
7°HANNINEN Ford FIESTA RS WRC +4:11.3
8°BOUFFIER Citroen DS3 WRC +5:45.4
9°OSTBERG Ford FIESTA RS WRC +5:49.0
10°PROKOP  Ford FIESTA RS WRC  +14:15.6


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Primeiro dia do Rally Monte Carlo



Mesmo "a meio gás", Sebastien Löeb não brinca em serviço. Tanto que no final do primeiro dia, e debaixo de muita neve, o piloto da Citroen já está a mais de um minuto e 15 segundos sobre o segundo classificado, o Volkswagen Polo R WRC de outro Sebastien, Ogier de apelido. Tudo isto num rali que está sendo complicado, devido às condições climáticas e os inevitáveis alterações de percurso.

“Foi um dia difícil, com muita neve e gelo. Apanhei vários sustos, mas estou feliz por estar aqui...”, referiu Löeb, opinião corroborada por Ogier: “Estou a dar o melhor, mas os troços estão muito complicados”, referiu.


Atrás dos dois "Sebastiões", a mais de um minuto do piloto da Volkswagen, está o finlandês Mikko Hirvonen, que está a ter um andamento cauteloso, apesar de ter Dani Sordo bem atrás de si, a menos três segundos.: “Fui cauteloso demais, mas não gosto destas condições. Simplesmente evitei ter problemas”, disse. Sordo é quarto, seguido pelo segundo homem da Volkswagen, Jari-Matti Latvala, que está a vinte segundos dos homens da Citroen, depois de se ter atrasado no último troço do dia, após um furo.

Já o melhor dos Ford é o russo Evgueny Novikov, que é apenas o sexto classificado, a mais de três minutos de Löeb, e tenta conter os avanços de Juho Hanninen, o sétimo, e o piloto local Bryan Bouffier, o oitavo. A Ford é a equipe que vai sair mais a perder deste Rali de Monte Carlo, depois que Thierry Neuville ter batido e perdido uma roda na última especial do dia, quando seguia na terceira posição, apenas atrás dos "Sebastiões". A fechar o "top ten" está o norueguês Mads Ostberg e o checo Martin Prokop, também em um Ford.


Ostberg está naturalmente desiludido com a sua prova, pois o nono lugar atual, a mais de quatro minutos do líder, está muito aquém daquilo que queria estar: “Estou muito desapontado pois nada me está a correr bem nesta prova”, comentou, no final.

O rali de Monte Carlo prossegue amanhã, com a realização de três especiais.




Continental Circus

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Neuville vence Shakedown mas Citroen continua favorita e VW com muitas expectativas...




Thierry Neuville foi o mais rápidoNuma especial completamente coberta de neve, foi Thierry Neuville, em Ford Fiesta RS WRC da equipe WRT Qatar o mais rápido. Num shakedown perturbado pela  neve, o belga, agora da Ford, registou 2m26.11s e bateu Sébastien Loeb por quase dois segundos. Evgeny Novikov (Ford Fiesta Qatar WRT) completou o pódio, enquanto Mikko Hirvonen foi apenas quarto. Na sua primeira aparição oficial, os dois VW Polo R WRC foram quinto e sexto, com Jari-Matti Latvala (2m30,4s), um décimo à frente do seu companheiro de equipa Sébastien Ogier (2m30,5s).

"Esta é a primeira vez que eu vou participar num Monte-Carlo com tanta neve, e realmente, parece difícil", disse segunda-feira noite Sébastien Loeb (Citroën), hexa vencedor do Monte-Carlo, durante a conferência de imprensa.

Asfalto seco, molhado, neve, gelo ou nevoeiro são uma combinação tão mágica quanto explosiva para as equipes e, quando combinadas, muitas vezes são suficientes para que uma diferença de um segundo se transforme em minutos.


A Citroen é claramente favorita, até porque conta com quatro pilotos que já passaram pelo degrau mais alto do pódio no Mónaco: Loeb, Hirvonen, Ogier e Bouffier, mas também há que contar com a Qatar M-Sport e a Volkswagen Motorsport para tentar contrariar a Citroën, porque qualquer das equipes tem pilotos para isso, num Monte Carlo 'branco'. Resta aguardar pelas oito horas de amanhã, quando arranca verdadeiramente a competição.


Shakedown

1º Thierry Neuville (Ford Fiesta RS WRC), 2m26.1s
2º Sebastien Loeb (Citroen DS3 WRC), 2m28.7s
3º Evgeniy Novikov (Ford Fiesta RS WRC), 2m28.8s
4º Mikko Hirvonen (Citroen DS3 WRC), 2m29.4s
5º J-M Latvala 8VW Polo R WRC), 2m30.4s
6º Sebastien Ogier (VW Polo R WRC), 2m30.5s
7º Dani Sordo (Citroen DS3 WRC), 2m31.8s
8ª Mads Ostberg (Ford Fiesta RS WRC), 2m32.9s