Anuncio

domingo, 16 de setembro de 2012

Vitória Finlandesa no WRC Wales


Ao fim de cinco ralis, um piloto que não é Sebastien Löeb venceu um rali do Mundial WRC. Desta vez, quem subiu ao lugar mais alto do pódio foi Jari-Matti Latvala, que contrariou o seu apelido de "Lata na Vala" e conseguiu bater Löeb numa classificativa de terra e dar o triunfo à Ford "Este é um sentimento fantástico", disse Latvala. "É um dos meus ralis favoritos, eu ganhei no ano passado e parece incrível voltar a vencer depois de uma batalha tão grande. Para ser honesto esta vitória é para a equipe. Eles têm feito muito trabalho no carro e ele estava funcionando tão bem neste rali. Fiquei muito feliz com o set-up e foi uma grande performance. Eu tinha algumas dúvidas após Rali da Finlândia, mas para voltar forte como este é realmente bom para o campeonato. ". Peter Solberg bem tentou fazer uma dobradinha a favor da marca americana, mas Löeb estragou as coisas e acabou por ficar na segunda posição, a 27,9 segundos de Latvala e a meros 0,9 segundos do piloto norueguês.

Foi um último dia onde a nota dominante foi essa luta pelo segundo posto. Löeb conseguiu apanhar paulatinamente o piloto norueguês, acabando por o passar na penultima classificativa do rali, aumentando essa diferença da Power Stage. O segundo lugar neste rali fez aumentar - mas não muito a diferença para o segundo classificado, o finlandês Mikko Hirvonen, que foi apenas quinto neste rali, a mais de um minuto de Latvala. Muito provavelmente, o piloto francês vai comemorar mais um título mundial "em casa", no Rali da Alsácia.

Outra das novidades deste dia foi a desistencia de Ott Tanak, que arrancou uma roda na 17ª especial, acabando por desistir e perder um sexto lugar mais do que certo. Assim, o russo Evgueny Novikov herdou o sexto lugar, ficando na frente do belga Thierry Neuville e do britânico Matthew Wilson, que regeressa ao WRC depois de uma participação no Rali de Monte Carlo.

A fechar o "top ten" ficou o qatari Nasser Al-Attiyah, que conseguiu passar na última classificativa o Mini de Chris Atkinson e o Skoda de Sebastien Ogier. Aparentemente, nos lados da Motorsport Italia, ao contrário que muitos afirmavam "convictamente" neste país à beira-mal plantado, o problema do carro não estava "entre o banco e o volante"...

Paulo Nobre do Brasil retirou seu MINI na estrada no estágio 17 com um problema de bateria.

O Mundial WRC prossegue no inicio de outubro com o Rali da Alsácia.

sábado, 15 de setembro de 2012

Latvala continua líder no Segundo dia do Wales Rally

120915 LatvalaSS9


Jari-Matti Latvala irá para a nova fase de Celtic Manor perto de Cardiff, esta noite levando a liderança do Wales Rally GB por 21.7s após o segundo dia de competição

Latvala foi o segundo mais rápido na SS12, 0.4s mais lento do que seu companheiro de equipe Ford-Petter Solberg, que continua a defender-se de Sebastien Loeb da Citroen na batalha para a segunda colocação. Loeb foi 0.2s atrás do Solberg através do estágio e esta agora 29.0s atrás de Latvala na classificação geral.

Evgeny Novikov disse que um "pequeno erro" impediu um tiro na vitória da especial no seu M-Sport Fiesta, enquanto o companheiro de equipa Ott Tanak disse que seus pneus traseiros se tornaram muito desgastados depois de definir o tempo de quarto mais rápido.

Chris Atkinson estava distraído quando uma janela lateral em seu MINI John Cooper Works WRC soltou durante o estágio. Enquanto isso, Craig Breen recuperou a liderança do Mundial de S2000 da categoria Super Rally Championship por afiação Yazeed rival Al-Rajhi por um punhado de segundos.

7


A dupla representante do Brasil, Paulo Nobre/Edu Paula ocupa a 19a. posição à 17m50s6d do líder.



Classificação:

1. Jari-Matti Latvala Ford             2h18m05.3s
2. Petter Solberg Ford                        + 24.5s
3. Sebastien Loeb Citroen                   + 30.9s
4. Mads Ostberg Adapta Ford             + 49.9s
5. Mikko Hirvonen Citroen               + 1.22.4s
6. Ott Tanak M-Sport Ford              + 1.34.4s
7. Evgeny Novikov M-Sport Ford     + 1.50.9s
8. Thierry Neuville Citroen Junior     + 3.25.9s
9. Matthew Wilson M-Sport Ford     + 4.39.8s
10. Martin Prokop Czech Ford        + 5.29.2s

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Loeb teme uma dura batalha com a Ford





Depois do seis estagios do Rali GB, Sebastien Loeb  admitiu que está se tornando "impossível"  lutar contra a fábrica Ford dos pilotos Jari-Matti Latvala e Petter Solberg.

Jari-Matti Latvala continua a marcar o ritmo no Rali GB depois cronometrar o tempo mais rápido em varias especiais, garantindo a sua vitória  em sucessão para Ford Fiesta RS WRC.

"Foi muito mais escorregadio do que na primeira passagem", disse Loeb. "Quando é assim, é difícil brigar com os Ford. Eles são muito rápidos e agora é impossível lutar com eles. "

Latvala disse: "Eu realmente gostei. A estrada é muito escorregadia, mais difícil de conduzir do que na primeira passagem. . Que o carro é muito bom de dirigir "O companheiro de equipe Solberg disse:" Funcionou muito bem, nada especial. Foi uma fase muito complicada e Jari teve uma fantástica vantagem. O carro funcionou muito bem. "

Latvala foi 10s mais rápido que Loeb através da repetição da especial Hafren Sweet Lamb 2 e a especial 6 - MYHERIN 2, que eram mais escorregadias do que na primeira passagem após uma chuva recente. Loeb, em um Citroen , está agora à deriva 21.3 do primeiro lugar em terceiro depois que ele escorregou para trás de Solberg na classificação geral.

Mads Ostberg continuou seu forte início ao Rally GB com o quarto melhor tempo, com Ott Tanak quinto mais rápido e Mikko Hirvonen sexto. "Estamos perdendo tempo", disse o piloto finlandês da Citroen . "Nós realmente não temos qualquer aderência contra os meninos da Ford. Eu realmente tentei dar o máximo, mas era tão escorregadio que agora eu destrui meus pneus. "

O Rally Wales Continua amanha com mais 7 especiais iniciando as 09:02hr, horario Local.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Mini e Prodrive podem estar reatando uma temporada completa em 2013


A Prodrive pode regressar no próximo ano como equipe oficial da MINI no WRC, recuperando um papel que era pra ter sido fixo desde o início, e só não o foi devido a não ter conseguido juntar o patrocinio necessário.


Esse fato, a que se juntaram algumas desavenças entre os homens da Prodrive e da MINI Motorsport, levou a que estes acontecimentos tenham dado posteriormente à WRC Team MINI Portugal, estatuto oficial da marca, como continua a suceder, pelo menos até ao fim deste ano.

Só que, todos os problemas por que passou a equipe gerida pela Motorsport Italia, com a falta de resultados, e agora o caso que resultou na substituição de Armindo Araújo por Chris Atkinson, poderá levar ao regresso da Prodrive, e ao fim das situações que dividiram a equipe de David Richards e a MINI Motorsport.

De acordo com declarações de Richard Taylor, responsável da Prodrive, ao Autosport inglês: “O nosso primeiro objetivo é conseguir um programa de tempo integral no campeonato, pois é claro que a vinda da MINI para o WRC foi positiva. Estou convencido que com a resolução da questão dos promotores do WRC a MINI vai deixar de estar relutante no WRC. Relativamente aos pilotos vamos ver se é possível fazer regressar o Kris Meeke e manter o Dani Sordo”, referiu Taylor.
O que sobraria então para os pilotos Chris Atkinson e o Brasileiro Paulo Nobre? Obviamente retornar ao posto de equipe secundaria da Mini.

Aguardamos o desenrolar desta situação até o fim desta temporada.

Rally de Portugal pode retornar a Fafe...







Ainda falta muito para 2014, mas o Automóvel Clube de Portugal (ACP) já está  organizando o calendário para o Rali de Portugal, e eles acham que essa é a altura ideal para um "regresso às origens", ou seja, passar do Algarve para o Norte do país. Poucos dias depois de se ter anunciado um acordo entre a entidade organizadora e a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para que o seu conselho possa acolher algumas classificativas, a sua congênere de Fafe já disse que estaria disponível para acolher o rali nesse ano.


Segundo diz a edição online da Autosport portuguesa, apesar de nada estar definido, o ACP anda negociando com várias câmaras municipais na zona no sentido da sua disponibilidade, numa espécie de "regresso às origens". A ser verdadeiro, poderão regressar locais como Fafe-Lameirinha, Arganil, Lousã ou Figueiró dos Vinhos, entre outros, numa edição totalmente diferente do que aconteceu nos últimos anos, onde o rali passa pelo Alentejo e Algarve, e onde ainda passará na edição de 2013.

Em suma, é seguir a recomendação da FIA para um regresso dos ralis aos sítios onde foram mais felizes, nos anos 70, 80 e 90. Com o regresso no calendário do Rali de Monte Carlo, e de alterações em outros ralis, como o de Gales, onde se estão a fazer movimentações no sentido de regressarem às classificativas mais clássicas, e o regresso da temível classificativa de Ouninpohja, no rali da Finlândia, seria de esperar que o rali de Portugal também fizesse esse movimento, depois do sucesso de público que foi quando os carros voltaram à classificativa de Fafe-Lameirinha, uma semana antes do rali de Portugal deste ano.
Aguardamos mais decisões das entidades responsáveis...
Fonte: Continental Circus

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Robert Kubica faz seu tão esperado retorno as pistas...


Num velho Subaru Impreza WRC, Robert Kubica fazia o seu tão comentado regresso às competiçôes, que ocorreu em um rali local ena Itália, quase dois anos após o seu grave acidente, que causou ferimentos graves no seu braço direito. No Rali Gomitolo de Lana, pensava-se que ele iria apenas passear e mostrar que estava vivo, mas decidiu andar sempre a fundo, vencendo quatro das classificativas e o próprio rali!

Mesmo eu, que sempre acreditei no seu regresso, fiquei surpreendido com a sua performance, tão forte e tão convicta. Ainda faltam mais alguns ralis e outros desafios por adiante, o maior dos quais será o regresso a um carro de Formula 1 ou talves em um carro de WRC, mas eu fico com a ideia de que ele está em forma. E continua com o pé pesado.

Vai ser algo que veremos nas semanas que estão por vir.

Fonte: Continental Circus.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Hyundai anuncia no Salão de Paris seu retorno ao WRC

Em Paris ... entre setembro e outubro, a Hyundai anuncia seu retorno ao WRC.

Enquanto o Salão do Automóvel de Paris mostra o futuro imediato da indústria automotiva, a empresa coreana  Hyundai estará oficialmente anunciando voltar a participar do Mundial de Rally .


 Em sua base de desenvolvimento na Alemanha, responsável por gerentes de projeto, já conseguiu o apoio de grande parte da equipe de engenharia para desenvolver o Accent com que a empresa disputou o campeonato entre 2000 e 2003, atingindo 3 empreendimentos esportivos.

Referências na Europa, indicam que dois carros modelo i20 estariam com chassi quase pronto, esperando as decisões do ápice para determinar a unidade do motor.

Para dar mais segurança a versão, sabe-se que os coreanos assumiram o relacionamento comercial com os fornecedores, especialmente franceses, que desenvolveram a maior parte do projeto especial de peças do  Accent.

Portanto, só resta esperar a abertura do Salão de Paris, a fim de verificar a realização do retorno que não tem uma data específica ou pilotos nomeados.