Anuncio

domingo, 6 de maio de 2012

Rally 2012: Emoção que te move


   
 Faltam poucos dias para as estradas de Erechim sediarem um dos maiores espetáculos automobilísticos do Mundo
     "Erechim, a capital da amizade, hoje também conhecida como a capital do rally velocidade no Brasil. Somos hoje o berço de novos talentos no automobilismo nacional e internacional". É assim que o site oficial do Rally de Erechim apresenta mais uma edição da competição no Alto Uruguai Gaúcho.

     A partir do dia 16 de Maio, os motores roncam nas estradas Erechinenses. Segundo o diretor de prova do Rally, Adilson Stankievicz, cerca de 1200 pessoas estaram trabalhando na prova. Estima-se um público superior a 60 mil pessoas durante as provas. Semana passada, a pista para o Super Prime foi montada.
     É de extrema importância econômina, cultural e social a presença deste maravilhoso evento para a nossa cidade. Peço aos Erechinenses: não menosprezem o Rally. Incentivem o automobilismo, por que Erechim tem um tesouro nas mãos, e muita gente não tem o conhecimento disso. Pois tomamos como exemplo anos anteriores e provas cediadas em outros lugares como Curitiba que cediou etapas do campeonato Sulamericano e até do IRC, porem a qualidade da prova foi diferente e o publico presente nao teve a mesma paixão pelo rally como os Erechinenses. Respeito acima de tudo torna a prova fantastica como tem sido em anos anteriores, som de carros e pessoas atravessando a pista não são bom exemplos e acredito que a organização da prova terá um controle sobre isso por que vai ao rally é para assistir a prova não a coisas desagradaveis.

Treinos para o Rally em Erechim

A largada do Rally de Erechim se aproxima e as equipes se preparam para conquistar o melhor resultado possível na mais importante prova do calendário brasileiro, que acontecerá entre os dias 16 e 20 próximos, em Erechim, norte do RS. No último sábado, 5, mais equipes foram para a pista preparar seus carros para este importante rali.

Na pista do Rinas, no interior de Erechim, a equipe Astrusweb/In Heaven (Triel HT/Deholog/Lotus Collection/Uninvest/Giftpalace) testou o GM Celta. A dupla Vanderlei Carminatti e Robson Giacomel deram uma série de voltas na pista de terra, composta por curvas, retas e até um salto, situações que a equipe vai encontrar também na disputa do Rally de Erechim.

“É importante poder testar o carro nestas semanas que antecedem a prova, para que quando se inicie a programação, udo já esteja pronto. O Rally de Erechim será uma prova longa e precisamos ter o melhor ajuste para que o carro suporte três dias de corrida. Notamos que ainda falta um pequeno ajuste na suspensão, o que será feito na sequencia deixando o celta pronto para a prova”, destaca o piloto Vanderlei Carminatti.

Para a pista também foi a dupla Ricardo Oro e Leonardo Dala Rosa. Esles estarão estreando no rali de velocidade, nesta prova de Erechim. Assim como Carminatti/Giacomel, a dupla estreante também vai competir na categoria Classe 9 (carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros) e também a bordo de um GM Celta.

Grid da Classe 9

Carminatti e Giacomel vão competir pelos três campeonatos em disputa no Rally de Erchim, Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho. O grid de categoria Classe 9 “encheu” e deve chegar próximo a 15 carros. “É um grid espetacular, não esperávamos tantos carros presentes. Surpreendeu a todos, mas é bom, aumenta a estrutura da prova, que já está muito bem organizada e que bom que tenhamos cada vez mais competidores disputano o Rally de Erechim”, destaca Carminatti.

O navegador Robson Giacomel diz que vai ser preciso muito trabalho para conseguir andar na frente na categoria. “Por isso a importância deste treino que fizemos. Vamos ter caprichar bastante para poder fazer uma boa prova”, salienta.

Treino para navegador

Se Vanderlei Carminati aproveitou para testar o GM Celta na pilotagem e ajustar o carro as características da corrida que irá encontrar em Erechim, o navegador Robson Giacomel também aproveitou o treino do último sábado, para testar sua parte no trabalho feito durante uma corrida de rali de velocidade, que é a navegação.

“O treino do navegador, nestas condições serve para entrosar ainda mais a dupla, ajustar tempo de repasse das informações ao piloto, entender o tempo que cada um precisa dentro do carro. Nesta pista do Rinas, temos um salto seguido de uma curva a direita em que aproveitamos justamente para afinar este entrosamento. É importante que o navegador repasse a informação ao navegador na hora certa, deixando-o mais a vontade e confiante para fazer o melhor rali possível”, encerra Giacomel.

PrimeComunicação
Texto e foto: Edson Castro

Vitória de Villagra no Camp. Argentino

Depois de travada uma batalha incrível, Frederico Villagra, soube esperar e atacar na hora certa.


"El Coyote", como é mais conhecido, ficou na segunda posição até a especial 13 das 15 disputadas, sempre escoltando Marcos Ligato, que há tempos não tinha um resultado, segundo lugar em Tucumán, tão bom a bordo de um Maxi Rally.

Quem também teve uma performace muito boa, foi Claudio Menzi, que mesmo com problemas em duas especiais fez uma prova de recuperação chegando com seu novo, Novo Palio Maxi Rally, na quarta posição, à apenas 2décimos de seu companheiro de equipe Gabriel Pozzo(Campeão Mundial de N4 em 2001).


Os brasileiro na prova, Alexandre Figueiredo, teve que abandonar logo na segunda especial, após um problema no engate do câmbio. Alexandre retornou no domingo, para ter mais contato com seu Gol Trend Maxi Rally, antes da etapa do Rally Internacional de Erechim.

Daniel Oliveira teve problemas na última especial de sábado, e não largou neste domingo. Agora ele segue para a Grécia para disputar a etapa do WRC.

Classificação de Tucumán

1 - Villagra/Curletto - 1:31:11:3
2 - Ligato/Garcia - +10s
3 - Marchi/Albornoz - +35s.1d
4 - Menzi/Cagnotti - +1m.09s.6d
5 - Pozzo/Stillo - +1m.09s.8d
6 - Dominguez/Galindo - +1m.11s.2d
7 - Padilla/Drago - +1m.17s
8 - Diaz/Allende - +2m.24s.4d

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Divulgado mapa com as Especiais do Rally de erechim

XRC com grandes expectativas para a estréia..


O novos carros XRC preparados pela equipe Pro Machina estão se preparando para sua estreia na classe 2 em alto nível no próximo dia 16 em Erechim, etapa válida pelo campeonato Sul-Americano e Brasileiro de Rally.


                                              icodriver ícone 


Os navegadores Carlos Enrique Kz Morales e Thiago Osternack vão estar usando o ICodriver para Ipad. Se trata do mais moderno aplicativo de navegação para Ipad, desenvolvido por uma equipe de especialistas em rally de velocidade.


O lápis, borracha, apontador, virar as páginas e as luzes de leitura serão substituidas pelo iCodriver. Programa que converte o iPad para a ferramenta que  grava e le notas de ritmo de navegação.


Ele também possui um cronômetro, contagem regressiva com o "next minute start" e, para os modelos de iPad que o GPS de apoio, um hodômetro de distância restante e divide automaticamente. Navegadores profissionais  rally  com necessidades semelhantes para navegação em alta tecnologia. Varias equipes até mesmo no WRC estão aderindo esta forma por se tornar rápida e pratica. tornando a navegação mais precisa.


Confira o site oficial no linck: http://www.icodriver.com/

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Decisões seguem para o WRC Brasil 2013


Na briga com o Brasil para sediar uma etapa do Mundial de Rali no ano que vem, a África do Sul deve levar a melhor, afirmou um porta-voz da organização do campeonato ao site britânico AUTOSPORT. Segundo a fonte, enquanto a África do Sul já definiu uma base – Durban – para receber uma etapa do campeonato, o Brasil ainda se encontra indeciso entre Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. A etapa brasileira seria disputada no mês de maio.

“A África provavelmente [receberá o Mundial de Rali]. A infraestrutura está pronta, mas ainda há algumas coisas a definir. O Brasil, no entanto, tem muito trabalho a fazer. Ainda não sabemos se o evento será em Curitiba, Rio [de Janeiro] ou São Paulo”, afirmou a fonte à revista.

Outro lado

A RallyProm, uma das organizadoras que pleiteiam a promoção do Rali do Brasil no ano que vem, negou que o país possa perder o evento para a África do Sul.

De acordo com o porta-voz da empresa, Carlos “Lua” Cintra Mauro, o Brasil não disputa uma vaga direta no calendário do ano que vem com os africanos. Além disso, o país sul-americano conta com o apoio da FIA e das montadoras para sediar a etapa.

No início da semana, Michèle Mouton, vice-campeã do WRC em 1982 e última piloto a vencer o Rali do Brasil, no mesmo ano, esteve no país para avaliar a infraestrutura local.



“A ideia [da FIA] de fazer o evento no Brasil já está decidida. Tivemos uma reunião com Mouton na última segunda-feira, em São Paulo, para discutir uma série de aspectos [sobre o Rali]”, afirmou Cintra ao Tazio Autosport.

“Já apresentamos nosso plano de organização à FIA, via CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). A discussão na FIA, na verdade, não é entre a África do Sul e o Brasil, e sim se os Ralis da Grécia e da Nova Zelândia continuarão no calendário. Além do Brasil, a FIA também quer incluir a Rússia no calendário. Muitas coisas estão sendo discutidas”, completou.

Segundo o porta-voz, uma das exigências realizadas por Mouton em relação ao Rali foi o aumento do percurso – a extensão sugerida pela RallyProm, no início, era entre 300 e 350 quilômetros. A diretora da WRC também chegou a realizar a inspeção do percurso sugerido pela RallyProm.

Coordenador do Rali da Argentina apoia prova no Brasil

Para pleitear o Rali do Brasil com a FIA, a RallyProm se uniu à MasEventos, organizadora da prova do WRC na Argentina. Em entrevista ao site britânico, o presidente da empresa platina, David Eli, ratificou o apoio ao evento nas terras brasileiras, embora não esteja disposto a revezar a vaga no calendário com o país vizinho.

“Seria ótimo ter outro evento do Mundial de Rali nesta parte do mundo. Não estamos interessados, no entanto, em revezar nossa vaga no calendário com eles; queremos o Rali da Argentina no calendário todos os anos”, disse Eli, em entrevista ao AUTOSPORT.

O calendário do Mundial de Rali será discutido durante um encontro da comissão do campeonato no próximo dia 9. A agenda será ratificada pelo Conselho da FIA no mês que vem.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

DMACK pneus com Grande evolução no WRC


DMACK pneus marcou seu melhor resultado no Campeonato Mundial de Rally FIA desenvolvido pela Nokia, quando Martin Prokop foi quarto na geral na etapa de cascalho.



O Desempenho Prokop na equipe DMACK também ajudou a marcar sua mmelhor pontuação no WRC que fas até agora a melhor etapa desde Wales Rally GB em novembro de 2011, quando Ott Tanak alchegou sexto lugar. Prokop, como Tanak estava dirigindo um Ford Fiesta RS WRC.

DMACK nomeado seu pneu de cascalho em um composto macio, que se mostrou ideal para as condições de frio e úmido com experiência na Villa Carlos Paz, o mais longo no campeonato do Mundo deste ano a 503 km competitivos.

"Isso foi muito mais do que esperávamos", disse Prokop, que foi escolhido para dirigir o DMACK apoiado Autotek Fiesta no lugar do piloto finlandês Jari Ketomaa. "Meu objetivo principal para o fim de semana foi a chegar ao fim e ajudar DMACK desenvolver os pneus. Nós empurramos quando era confortável e estou muito feliz em conseguir um quarto para DMACK e eu. "

O diretor da DMACK automobilismo Dick Cormack  acrescentou: "Este resultado realmente destaca o potencial do nosso pneu de cascalho e Martin fez um trabalho excepcional. Fizemos uma aposta pequena nomeando o nosso composto macio, mas tem sido a escolha perfeita para as condições ea durabilidade sobre este evento extra-longa foi realmente impressionante. No entanto, o pneu também tem um bom desempenho, permitindo Martin para postar alguns tempos rápidos. "

Na América do Sul também temos um representante DMACK,  O piloto boliviano Eduardo “Happy” Peredo calçará seu Mitsubishi Lancer Evo IX com os pneus chineses  no Campeonato Sul-Americano de Rally o CODASUR que terá como sede a segunda etapa Erechim-RS nos dias 16 a 20 de maio.