Anuncio

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Decisões seguem para o WRC Brasil 2013


Na briga com o Brasil para sediar uma etapa do Mundial de Rali no ano que vem, a África do Sul deve levar a melhor, afirmou um porta-voz da organização do campeonato ao site britânico AUTOSPORT. Segundo a fonte, enquanto a África do Sul já definiu uma base – Durban – para receber uma etapa do campeonato, o Brasil ainda se encontra indeciso entre Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. A etapa brasileira seria disputada no mês de maio.

“A África provavelmente [receberá o Mundial de Rali]. A infraestrutura está pronta, mas ainda há algumas coisas a definir. O Brasil, no entanto, tem muito trabalho a fazer. Ainda não sabemos se o evento será em Curitiba, Rio [de Janeiro] ou São Paulo”, afirmou a fonte à revista.

Outro lado

A RallyProm, uma das organizadoras que pleiteiam a promoção do Rali do Brasil no ano que vem, negou que o país possa perder o evento para a África do Sul.

De acordo com o porta-voz da empresa, Carlos “Lua” Cintra Mauro, o Brasil não disputa uma vaga direta no calendário do ano que vem com os africanos. Além disso, o país sul-americano conta com o apoio da FIA e das montadoras para sediar a etapa.

No início da semana, Michèle Mouton, vice-campeã do WRC em 1982 e última piloto a vencer o Rali do Brasil, no mesmo ano, esteve no país para avaliar a infraestrutura local.



“A ideia [da FIA] de fazer o evento no Brasil já está decidida. Tivemos uma reunião com Mouton na última segunda-feira, em São Paulo, para discutir uma série de aspectos [sobre o Rali]”, afirmou Cintra ao Tazio Autosport.

“Já apresentamos nosso plano de organização à FIA, via CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). A discussão na FIA, na verdade, não é entre a África do Sul e o Brasil, e sim se os Ralis da Grécia e da Nova Zelândia continuarão no calendário. Além do Brasil, a FIA também quer incluir a Rússia no calendário. Muitas coisas estão sendo discutidas”, completou.

Segundo o porta-voz, uma das exigências realizadas por Mouton em relação ao Rali foi o aumento do percurso – a extensão sugerida pela RallyProm, no início, era entre 300 e 350 quilômetros. A diretora da WRC também chegou a realizar a inspeção do percurso sugerido pela RallyProm.

Coordenador do Rali da Argentina apoia prova no Brasil

Para pleitear o Rali do Brasil com a FIA, a RallyProm se uniu à MasEventos, organizadora da prova do WRC na Argentina. Em entrevista ao site britânico, o presidente da empresa platina, David Eli, ratificou o apoio ao evento nas terras brasileiras, embora não esteja disposto a revezar a vaga no calendário com o país vizinho.

“Seria ótimo ter outro evento do Mundial de Rali nesta parte do mundo. Não estamos interessados, no entanto, em revezar nossa vaga no calendário com eles; queremos o Rali da Argentina no calendário todos os anos”, disse Eli, em entrevista ao AUTOSPORT.

O calendário do Mundial de Rali será discutido durante um encontro da comissão do campeonato no próximo dia 9. A agenda será ratificada pelo Conselho da FIA no mês que vem.