Anuncio

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Loeb vence e garante o nono titulo mundial!


Como todos esperavam, Sebastian Löeb conseguiu vencer o rali de França, controlando os seus adversários e conquistando assim a sua 75ª vitória da sua carreira e em consequência, o nono título mundial consecutivo para a Citroen. E muito provavelmente será o seu último, já que em 2013 irá fazer dos ralis o seu "part-time", numa transição suave para as pistas e para a Endurance.

O último dia do Rali de França ficou marcado pelo controle de Löeb sobre Latvala, na luta pelo primeiro lugar, enquanto que a grande novidade foi o abandono de Dani Sordo, no seu Mini, quando na 19ª classificativa, ficou sem direção hidraulica e os seus braços ficaram muito cansados e doloridos para continuar a prova. Com isso, quem se beneficiou foi Thierry Neuville, que aliado ao seu bom dia - venceu cinco das seis especiais realizadas - fez com que acabasse o rali na quarta posição final, o seu melhor resultado da temporada - e da sua carreira.


No pódio, ficaram os pilotos que todos esperavam: Löeb como vencedor, na frente de Latvala, e Mikko Hirvonen foi o terceiro classificado, na frente de Neuville, onde os Citroen DS3 foram reis e senhores. 

"É incrível", começou por afirmar Löeb aos microfones do World Rally Radio. "Sonhávamos com este momento, desde que este rali anda por aqui, há cerca de dois anos. Agora que estamos aqui de novo, e conquistamos o rali e o campeonato em frente a toda este gente toda. Melhor era impossível", concluiu.




O norueguês Mads Ostberg foi o quinto, na frente de Ott Tanak e de Evgueny Novikov, que apesar de sofrer um despiste no inicio do dia, conseguiu chegar ao fim no sétimo lugar e somar mais alguns pontos. Chris Atkinson foi o oitavo, na frente de Martin Prokop e do local Sebastian Chardonnet, que conseguiu aqui o seu primeiro ponto da sua carreira.
O piloto da equipe Brazil World Rally Team Daniel Oliveira teve que abandonar a prova após uma quebra da suspensão de seu Ford Fiesta WRC RS, durante a SS18. A outra dupla do Brasil, Paulo Nobre/Edu Paula, "Na penúltima especial em uma curva cheia de lama, o carro escapou de frente deu numa arvore ... Consegui sair mas furou o radiador! Conseguimos nos arrastar até o final da SS. Mas tivemos que abandonar.

O Campeonato mundial prossegue com o Rally da Itália "Sardenha" no fim do mês entre os dias 18 - 21 de outubro.