Latvala já tinha dito que existiam duas possibilidades para dar sequência à sua carreira, ficar na Ford ou rumar à Volkswagen, protelando a sua decisão para novembro, mas este anúncio da Ford permitiu concluir-se de imediato que o caminho só podia ser um, a Volkswagen, o que foi hoje confirmado. Com esta dupla, Latvala e Sebastien Ogier, espera-se que a VW Motorsport dê grande luta à Citroen. Curiosamente, tanto Ogier como Latvala somam para já sete vitórias no WRC.
Latvala pilota Carros desde os oito anos
Há muito que o youtube nos mostra vídeos de crianças aos comandos de carros de ralis, como é o caso do filho de Harri Rovanpera, Kalle, mas muito antes da internet, com a mesma idade, já Jari-Matti Latvala fazia o mesmo, ainda sem youtube, deliciando-se nos lagos gelados da Finlândia, ao volante de um Ford Escort, à escala 1/1, passando depois para um mais potente Sunbeam Avenger adquirido à família de Henri Toivonen. Os ralis eram uma questão de tempo…
Aos 17 anos, fazia a sua primeira aparição no Campeonato do Mundo de Ralis, no Network Q Rali da Grã-Bretanha de 2002. Depressa começou dar nas vistas e bastaram seis meses para se estrear ao volante dum World Rally Car, na Grécia 2003, aos 18 anos, onde terminou em décimo.
Depois disso, algumas vitórias e muitos acidentes como o do Rali de Portugal de 2009, onde podia ter perdido a vida. Mais tarde, na Polónia, “no último troço perdi o segundo lugar!”, foi um momento muito complicado da sua carreira. Malcolm Wilson deu-lhe a mão, apoiou-o, mas as coisas mudaram pouco. Com o passar do tempo, foi confirmando a rapidez, mas a irregularidade continuou... até hoje. Agora, a Ford “desistiu” e Latvala troca de equipa. Depois de uma década no WRC, tem pela frente um grande desafio, já que com a saída de Sébastien Loeb, a luta pelo título do WRC 2013 estará mais aberta que nunca.
Fonte: autosport.sapo.pt