Anuncio

segunda-feira, 14 de maio de 2012

WRC em Erechim ?

Este ano estamos em preparação para várias mudanças para a temporada 2013 do WRC. Algumas delas, são o retorno da VW no campeonato com o Polo RS e também o possível retorno da Toyota, Subaru e Lotus, que já estão desenvolvendo motores 1.6 com especificações do WRC exigidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Mas o assunto que está dando muita polemica e grande repercussão são novos países que estarão sendo inclusos no calendário oficial do WRC. Um dos países em questão é o Brasil. E quando falamos sobre Rally no Brasil, logo associamos a cidade de Erechim-RS. Cidade localizada no Alto Uruguai gaúcho, também é conhecida como a capital do Rally no Brasil. Porem, os Gringos da organização do mundial nem sequer fizeram o reconhecimento da cidade, dando apenas a oportunidade de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo(que recebeu em  1984 o WRC) e a cidade de Curitiba, que sediou o IRC. Diante deste ocorrido, nós gaúchos Erechinenses e fãs de Rally nos perguntamos “Porque o WRC não será em Erechim a capital do Rally?”. Esta pergunta pode ser respondida com duas respostas distintas.
Uma delas é a Logística da região que não permite, por se tratar de uma cidade distante de portos e aeroportos, que dificultam a chegada das equipes e carros para a realização da prova. Outro motivo para a não realização do WRC em Erechim, é a falta de estrutura da cidade. Com pouco mais de 10 hotéis, também dificultam na acomodação de todas as pessoas envolvidas, como equipes organização da prova e outros.
Infelizmente é esta a realidade da região de Erechim, diferente das Capitais citadas acima. Porem uma coisa que temos e que falta em relação a outras regiões do Brasil: é a paixão pela categoria. Em Erechim, com palavras ditas pelo piloto Luiz Tedesco “todo mundo conhece o Rally, se você perguntar ao padre ele saberá te disser o que é rally”. Isto amigos, é o Rally de Erechim. Paixão e emoção que te move! Não podemos ter o WRC, mas temos a melhor etapa do Sulamericano de Rally reconhecido pela FIA. Poderemos ter no Brasil uma etapa do WRC, em Erechim podemos adotar a mesma estratégia utilizada em Portugal no FAFE Rally Sprint. Onde não foram realizadas etapas validas para o WRC mas que trouxeram inúmeros Fãs para assistir os carros de Loeb e Solberg.
Podemos sim ter este tipo de Rally aqui. Pois se o Calendário de 2013 for baseado no deste ano, o Brasil substituindo a Grécia poderá haver uma Rally Sprint em Erechim, pois a logística se encaixaria perfeitamente sobre as datas e não seria necessária uma grande estrutura como uma etapa oficial. Por isto lhes digo como Erechinense e fã da categoria, peço a você que esta lendo este texto para que esta ideia chegue a Organização da prova e demonstre toda a Hospitalidade de Erechim e a qualidade do Rally Internacional de Erechim.


 
Texto: Cristian Pereira