Anuncio

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Rally de Erechim terá projeto de Carbono Zero executado em 2012

Compensação será feita em parceria com prefeitura de Erechim e universidades
O Rally Internacional de Erechim, maior evento no rali de velocidade brasileiro, além do mais importante, vai ter uma importante novidade na área ambiental. Trata-se do projeto Carbono Zero, que é a compensação e CO2 emitida pelos veículos durante a corrida.
A diretora de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Erechim, Ariane Pasuch Corrêa explica o processo. “É como se você fizesse uma compensação: para cada tonelada de CO2 que seu carro, sua empresa ou suas atividades diárias emitam, você planta árvores num número suficiente para absorvê-los. Neutralizar é, basicamente, plantar árvores. Quando uma árvore cresce, ela absorve o gás carbônico presente na atmosfera pelo processo de fotossíntese. Assim acaba reduzindo a concentração desse gás que contribui para o efeito estufa”, enfatiza Ariane.
Segundo ela, será feito o cálculo de todas as emissões de carbono que envolve o Rally de Erechim e todas as suas atividades. E posteriormente serão plantadas mudas de árvores em quantidade suficiente para que ocorra a neutralizarão.
Além da organização do Rally, também estarão envolvidos no projeto a Secretaria Municipal do Meio Ambiente juntamente com acadêmicos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs, campus de Erechim) e Universidade Regional Integrada (URI, campus de Erechim). “As mudas plantadas serão de árvores nativas provenientes do Horto de Erechim. A quantidade de mudas dependerá do cálculo que abrange todas as atividades do Rally, que é feito calculando-se as emissões de carbono de cada atividade como deslocamento dos carros nos testes antes e durante as provas e todas ou quaisquer atividades que emitam carbono, como número de pessoas envolvidas desde a organização até o público que assiste e o combustível utilizado. A partir deste resultado pode-se calcular quantas árvores são necessários para compensar estas emissões”, acrescenta Ariane.
Para ela, absorver o gás carbono que é emitido na atmosfera diminuindo o aquecimento global e a poluição do ar, contribuindo para a qualidade ambiental do município, é o ponto fundamental deste projeto. O plano e cálculos serão feitos pela Secretaria de Meio Ambiente assim como também a doação das mudas de árvores nativas, além do plantio das mesmas.
O Rally de Erechim receberá 73 carros para a disputa das segundas etapas etapas dos campeonatos Sul-americano e Gaúcho além da abertura do Brasileiro de rali de velocidade. A programação começa no dia 16, quarta, e segue até o domingo, 20. A corrida acontece em três dias, sexta, 18, com o super prime noturno, sábado e domingo. Serão 14 especiais (trechos em estradas de terra por a prova passa). Mais informações no site oficial, www.rallyerechim.com.br.