Anuncio

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Multi campeão de Volta ao Rally de Erechim

Piloto gaúcho retomará corridas em Erechim, justamente no maior rali do ano
Ter o currículo esportivo de Ulysses Bertholdo não é para qualquer um. Campeão inúmeras vezes em vários campeonatos ligados ao rali de velocidade e cross country, o piloto gaúcho da equipe UB Rally (Yokohama/Oakley), está voltando as pistas. Este ano, Ulysses vai regressar ao Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade (CBR), e logo no início um grande desafio: competir no maior evento do ano, em Erechim, no RS.

Apesar de ser de Farroupilha, na serra gaúcha, Ulysses considera Erechim, uma “parte da sua casa”. “Minha expectativa por esta volta é muito boa. Considero a prova de Erechim como se fosse da minha casa. Tenho grandes amigos lá e sempre tive ótimos resultados nesta corrida. Só gostaria que essa prova fosse mais no final do ano, assim teria mais tempo para retomar o ritmo dos carros 4x4. Não participo de um campeonato de 4x4 desde 2005. Então preciso de algumas provas para voltar ao ritmo ideal”, destaca o piloto.
A bordo do Mitsubishi Lancer Evo IX, Ulysses disputará o CBR pela categoria 4x4 Turbo (carros de tração 4x4 e motor de até 2,0 litros com turbo). Em Erechim, prova brasileira que também recebe etapas dos campeonatos Sul-americano e Gaúcho, Ulysses disputará pontuação pelos três campeonatos, ao lado do navegador, Marcelo Dalmut, também gaúcho.

Estrutura de apoio
O nome da equipe UB Racing é uma alusão ao nome do próprio campeão, Ulysses Bertholdo. A estrutura fica localizada em Farroupilha, RS. O piloto e diretor de montagem do carro, destaca que a estrutura da equipe é bem montada e conta com mecânicos com grande experiência. “Fomos a primeira equipe a trabalhar com os carros 4x4 no Brasil. Até o ano passado preparávamos os carros do Palmeirinha (Paulo Nobre) em diversos campeonatos. Para esse ano temos o Ilo Diehl navegado pelo Eduardo Soneca com um Lancer Evo X que já está pronto. O nosso carro está um pouco atrasado. Está ainda sem motor, sem a parte elétrica e sem as suspensões. Vamos trabalhar muito esse fim de semana que antecede a prova para deixar tudo pronto. O nosso treino com o carro vai ser o shakedown”, destaca Ulysses.
O shakedown é um treino final para ajuste dos carros que já integra a programação do Rally Internacional de Erechim. Será feito na sexta-feira, 18, pouco antes da largada para a primeira especial (trecho cronometrado), em um super prime noturno.

Grid cheio em Erechim
Ulysses sabe que terá muito trabalho nesta sua volta ao rali de velocidade. Logo na primeira etapa, uma “parada dura” contra pelo menos outros 17 carros, somente na categoria 4x4 turbo, que no Campeonato Sul-americano é denominada de Classe 3. “O grid de Erechim está muito bom. Temos mais de 65 carros inscritos e 25 carros 4x4 (categorias classes 2 e 3). A Classe 3 (antiga N4) é que tem mais carros. A concorrência será fortíssima, não só dos estrangeiros, mas também dos pilotos locais (Milton Pagliosa e Juliano Sartori). Essa será a primeira prova com um carro realmente competitivo desde 2005. Nossa ideia é terminar a prova e ir pegando o ritmo dos 4x4 novamente”, explica Ulysses.

O Rally de Erechim
Denominado de Rally Internacional de Erechim, a prova é disputada desde 1998. Recebe a etapa brasileira do Campeonato Sul-americano desde 2002. Este ano, o grid já soma 68 carros inscritos em cinco categorias, 25 dos quais somente nas categorias de carros de tração 4x4. O público estimado para o evento é de 60 mil pessoas. Serão cinco dias de programação e três de corrida. Na quarta, 16, as equipes chegam à cidade e começam a montagem dos boxes no parque de apoio, localizado junto ao Parque da Accie, margens da BR 153.
Quinta e sexta, 17 e 18, dia dos competidores fazerem o reconhecimento das especiais. Na quinta ainda tem a largada promocional, no centro da cidade, onde os competidores são apresentados ao público. Na sexta, largada das duas primeiras especiais da corrida, em um super prime noturno. A corrida segue no sábado e domingo.