Anuncio

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

XRC vai competir no Rali de Santa Maria




Projeto brasileiro terá dois carros no grid da última etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade

Os aficionados por automobilismo e rali da região de Santa Maria, que se preparem. A região, juntamente com as cidades de Silveira Martins e São João do Polesine, vai receber no dia 1º de dezembro a última etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade. E no grid de largada estarão duas duplas confirmadas a bordo do XRC Peugeot 207, projeto brasileiro que promete ser o futuro do rali em termos de carros de alta performance.
O XRC é um carro de tração 4x4 com 300 HPs de potência e velocidade final superior aos 200 KM/h. Na interior dos dois bólidos, estarão as duplas gaúchas José Barros Neto/Marco Marini e Alexandre Figueiredo/Andrey Karpinski.
Será a primeira vez que eles vão competir a bordo do XRC. José Barros é pentacampeão Gaúcho com carros de tração 4x2 e agora quer buscar um novo desafio nos 4x4. Alexandre Figueiredo tem competido no Brasil e também na Argentina a bordo de carros com tração 4x4.
“A nossa expectativa é andar forte, vamos competir nessa prova com o XRC. Vamos tocar com cuidado, pois não temos muita intimidade com o carro, mas isso deve se ajustar durante a prova. Queremos andar junto com o pessoal que vem andando forte na categoria dos 4x4 e se conseguirmos acompanhá-los já atingiremos o objetivo”, destaca Alexandre Figueiredo.

“Minha expectativa é bem grande, carro novo, andar no XRC é um sonho, até o momento só ouvimos elogios sobre o carro. A prova também será nova e apesar disso tem demonstrado que vai ser de alto nível, assim como todas as do Campeonato Gaúcho. Para não ser tudo novo vou com navegador velho, (risos), vou andar novamente com o Marco Marini, com quem já competi na prova de Erechim desse ano nessa categoria”, explica José Barros.
Ele já vem tendo algumas experiências a bordo de carros 4x4 (Mitsubishi Lancer), mas diz que o momento ainda não é definitivo na migração para a nova categoria. “Ainda estamos buscando alguns apoios para definir a próxima temporada”, acrescenta José Barros.


Elogios ao Campeonato
Alexandre Figueiredo é gaúcho, mas compete também no Campeonato Argentino de Rali de Velocidade. O piloto se diz feliz com o atual crescimento que o esporte vem tendo no Rio Grande do Sul. “O rali gaúcho é um espetáculo, segurança, organização, especiais como não se encontra em nenhum outro lugar, além disso, é diferente, quando a gente corre em casa, tem os amigos, a torcida, tudo fica mais fácil”, enfatiza Alexandre.
O piloto prevê um crescimento ainda maior para os próximos anos e vai até memso investir no Estadual. “Para 2013, contaremos com uma novidade, um segundo Maxi Rally, um VW Gol Trend, já adquirido e em montagem final. Estaremos com esses carros para locação na Argentina e também no Rio Grande do Sul”, explica Alexandre.

O rali de Santa Maria
 O centro “nervoso” do Rally da Quarta Colônia ficará no município de São João do Polesine, próximo a Santa Maria. O parque de apoio com a montagem dos boxes das equipes e toda a parte administrativa e técnica da prova terá como local a Faculdade Antonio Meneguetti, no distrito de Recanto Maestro.
O trajeto do rali inclui ainda passagem em trechos no interior do município de Silveira Martins. A organização priorizou o deslocamento das equipes para a prova e este terá menos de 13 quilômetros no total. A expectativa é de uma prova bastante disputada, pois vai apontar os campeões nas quatro categorias do Campeonato Gaúcho.
O Campeonato Gaúcho
A decisão do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade promete uma das corridas mais disputadas do ano em Santa Maria. Serão várias duplas na disputa pelo títulos das categorias Classe 3 (carros de tração 4x4), Classe 9 (carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros), Super A (carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros aspirado) além da R1 (carros de tração 4x2 e motor de até 2,0 litros).
O Campeonato é liderado no momento pelas duplas Milton Pagliosa/André Pagliosa na Classe 3, Wanderlei Carminatti/Robson Giacomel na Classe 9, Marcelo Mendes entre os pilotos e Cicero Bridi entre os navegadores na Super A, tendo ainda Leandro Bertuol/Diego Santolin na ponta da tabela na categoria R1.

O rali de velocidade
O Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade teve ao longo de 2012 cinco etapas já disputadas, nas cidades de Canela, Severiano de Almeida, Erechim, Estação e Passo Fundo. Mais de 100 mil pessoas já assistiram as etapas ao vivo, nos locais dos eventos.
O rali de velocidade é um dos esportes automobilísticos mais emocionantes do mundo. As corridas são disputadas em estradas de terra, no caso do Brasil, e também na neve e asfalto, estas mais comuns em provas européias. Na prova há as especiais, nome dados aos trechos que são fechados para a largada dos carros.
Os carros largam um de cada vez, normalmente entre um e dois minutos de diferença entre um e outro. O tempo total de cada especial é computado e quem fizer o trajeto especificado no menor tempo, ganha a corrida.
O Campeonato Gaúcho não tem cobrança de ingressos para o público assistir os ralis. Basta ir até as especiais, lembrando ser importante acessar os locais apontados pela organização com pelo menos um hora de antecedência, em relação ao horário previsto para largada do primeiro carro.



Prime Comunicação
Assessoria de Imprensa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade/FGA