Depois de terem andando no mês passado nas classificativas cheias de pedras da Grécia, o Mundial de Rallys está agora no outro lado do mundo, mais concretamente na Nova Zelândia, onde nesta madrugada se realizou a primeira etapa. As incidências foram mais ou nemos as mesmas dos ralis anteriores: Sebastian Löeb lidera, Jari-Matti Latvala foi à valeta, Mikko Hirvonen e Peter Solberg ficam nas posiços seguintes.
Com o aproximar do meio dia, Löeb começava a recuperar segundos perante Hirvonen, e no final da quarta classificativa, a diferença foi de 3,9 segundos, com Latvala no terceiro posto, a 16 segundos. Contudo, na parte da tarde, houve alterações dramáticas. Na sétima especial do dia, Latvala despistou-se e bateu numa cerca, perdendo cerca de quatro minutos para recolocar o seu carro na estrada, caindo para o nono lugar da classificação, atrás do mini de Armindo Araujo. “Estou muito, muito desiludido. Não me consigo recordar de estar assim tão desapontado em muito tempo”, referiu Latvala no final do dia.
As esperanças da Ford estão agora em Petter Solberg, mas este tem vindo perdendo algum tempo devido a escolhas de pneus, estando agora com mais de um minuto de atraso e no quarto lugar da geral, sete segundos mais abaixo do Citroen de Evgueny Novikov.
Evgueni Novikov é o terceiro, na frente de Petter Solberg, espreitado pelo estónio Ott Tanak, o quinto classificado, pois a diferença entre o terceiro e o quinto é de apenas 17 segundos. Thierry Neuville é sexto, seguido dos Mini de Dani Sordo - que pagou caro por uma escolha errada de pneus - e Armindo Araujo.
"Bom sobrevivemos ao 1o dia aqui, mas que dia longo!!!! 430km de deslocamentos com 210km de SS! De cara largamos do apoio as 6:20, deslocamos 180km, fizemos direto 4 SS (11km + 29km + 31km + 32km) e tivemos 15min de apoio remoto e repetimos tudo de novo!!! Rally complicado. To morto!!!"